Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Setembro Azul: Defesa Civil de Minas ensina surdos como lidar em situações de risco

Divulgação/Cedec

A Defesa Civil de Minas promove, durante este mês, palestras para orientar a população de surdos a lidar com situações de risco. As ações fazem parte do Setembro Azul, mês que busca dar visibilidade a esta comunidade e promover a inclusão social. O mês é escolhido por conta de três datas simbólicas: o Dia Internacional da Língua de Sinais, lembrado em 23 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, no dia 26, e o Dia Internacional do Profissional Tradutor e Intérprete (30).

Os temas das palestras percorrem assuntos como dicas de autoproteção, cultura da resiliência, a preparação para agir em desastres e o papel da Defesa Civil.

A professora e primeira presidente da Associação dos Surdos de Lavras (MG), Rita de Cássia Marinho, é surda de nascença e participou das orientações. “Assistir à palestra em Libras sobre autoproteção e defesa civil foi uma experiência incrível. Foi um momento de aprendizado valioso para mim e minha comunidade”, aponta. Com a iniciativa, ela sentiu que “a inclusão faz realmente a diferença. São informações essenciais passadas de forma acessível e clara”.

O coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, defende a inclusão. “Todos têm o direito de aprender sobre como se proteger diante de uma situação de risco ou de uma adversidade, e incluir a comunidade surda é papel fundamental na hora de enfrentar esse desafio de maneira conjunta e eficaz”, destaca.

Sair da versão mobile