O Sebrae Minas está com edital aberto para a seleção de bolsistas para o Programa ALI – Agentes Locais de Inovação. Estão sendo oferecidas 18 vagas para vários municípios da região da Zona da Mata e Vertentes, com bolsas de até R$5 mil, para um período de atuação de até 24 meses.
Na região da Zona da Mata e Vertentes são nove vagas para a área de Transformação Digital, e nove para Produtividade. No edital, ainda constam os segmentos de Inovação Rural, Educação Empreendedora, Ecossistema de Inovação e Indicação Geográfica.
Para participar, os interessados devem ter nível superior completo em qualquer área do conhecimento e experiência profissional de pelo menos 6 meses. Há também vagas para estudantes de graduação a partir do 4º período.
Os agentes locais de inovação são bolsistas selecionados e capacitados pelo Sebrae, para atuarem na identificação e implementação de soluções de inovação nos pequenos negócios, por meio de visitas técnicas, acompanhamento e diagnóstico das empresas.
O processo seletivo terá três etapas: análise curricular, avaliação de conhecimentos e avaliação de habilidades e perfil.
Para todas as modalidades do edital, os bolsistas realizarão as atividades de forma presencial ou híbrida, com exceção da modalidade Transformação Digital, que será 100% on-line.
Áreas de atuação
Transformação Digital: aprimorar a maturidade digital das empresas, por meio de um processo de inovação, propondo soluções e ferramentas digitais.
Produtividade: melhorar a produtividade das empresas por meio da implantação de soluções de inovação, com base em estudos realizados nas empresas.
Inovação Rural: promover o aperfeiçoamento da inovação em cinco dimensões, visando o aumento da competitividade dos pequenos negócios rurais.
Educação Empreendedora: levar conhecimento sobre inovação e empreendedorismo para professores e instituições de ensino públicas da Educação Básica nos municípios.
Ecossistema de Inovação: articular a realização de atividades que favoreçam o ecossistema local. Mapear os ativos e iniciativas para a organização de uma trilha de inovação e acompanhar as atividades do plano estratégico de intervenção.
Indicação Geográfica (graduado): identificar a realidade do território, propor soluções e acompanhar o desenvolvimento das ações.
Indicação Geográfica (graduando): auxiliar o agente graduado em todas as suas atribuições, levantando dados, aplicando metodologias e criando relatórios.