O distrito de Rosário de Minas, de Juiz de Fora, foi incluído na região da Serras da Ibitipoca, reconhecida como produtora de Queijo Minas Artesanal. O anúncio da inclusão ocorreu durante o Minas Láctea, nesta semana em em Juiz de Fora.
O processo de inclusão teve como base estudo técnico produzido pela Emater-MG em parceria com Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Associação dos Produtores de Queijo Minas Artesanal da Região Serras da Ibitipoca (Aproq).
Por meio dessa pesquisa foi feito o diagnóstico de produção, levantamento histórico, cultural e da caracterização integrada de meio físico. O reconhecimento do distrito como produtor de Queijo Minas Artesanal foi concedido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Região das Serras de Ibitipoca
A região Serras da Ibitipoca foi reconhecida pelo Governo de Minas como produtora de Queijo Minas Artesanal recentemente. A grande diversidade de relevo é característica da região. O modo de fazer tradicional resulta em um queijo amarelo-claro semiduro, com o centro mais macio e sabor suave, apenas levemente ácido.
A região produtora de Queijo Minas Artesanal Serras da Ibitipoca inclui o distrito de Rosário de Minas e 15 municípios: Andrelândia, Arantina, Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Juiz de Fora, Lima Duarte, Olaria, Passa-Vinte, Pedro Teixeira, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita do Ibitipoca, Santa Rita do Jacutinga, Santana do Garambéu, Seritinga e Serranos.