A discussão sobre a circulação de ônibus sem cobrador gerou “mal-entendidos” nesta semana em Juiz de Fora.
Após uma reclamação pública do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Juiz de Fora (Sinttro) na quarta-feira, 18 houve uma reunião do Comitê Gestor do Transporte Coletivo nesta quinta-feira, 19.
Depois do encontro, em um vídeo publicado nas redes sociais, o presidente do Comitê, o secretário Fernando Tadeu David, anunciou um acordo para os ônibus convencionais circularem sem cobradores no domingo.
Logo em seguida, em outra nota ainda na quinta-feira, o Sinttro negou a versão, garantindo que não houve acordo e que não se comprometeu sobre este ponto.
No fim da manhã de sexta-feira, a Prefeitura divulgou uma nota de esclarecimento sobre o tema. E anunciou uma nova reunião do Comitê Gestor na segunda-feira, 23.
A reportagem da Itatiaia aguarda retorno do Consórcio JF sobre o assunto.
A reunião do Comitê Gestor
A Prefeitura de Juiz de Fora informou que realizou uma reunião com o Comitê Gestor do Transporte Coletivo, que reúne o Executivo, Sinttro e o Consórcio Via JF.
Durante o encontro, foi reforçada a garantia da manutenção dos postos de trabalho e dos programas de requalificação dos funcionários do sistema, principalmente para cobradores e motoristas.
Ainda segundo a nota, ao final da reunião, ficou acordado entre o Sinttro e o Consórcio Via JF que os ônibus convencionais vão circular aos domingos, dia com menor número de usuários, sem a presença dos cobradores.
O secretário de Mobilidade Urbana, Tadeu David, gravou um vídeo sobre o assunto.
Sinttro nega acordo
No entanto, em nota publicada na página do Facebook, o Sinttro informou que não houve acordo sobre a retirada dos cobradores aos domingos em todo o transporte coletivo. Informação que foi confirmada para a nossa reportagem pelo vice presidente do SINTRO, Claudinei Janeiro.
Ainda segundo o vice presidente do Sinttro, uma assembléia será agendada na próxima semana entre todos os rodoviários. A decisão da maioria será encaminhada até o comitê de transporte. No entanto, a data ainda não está definida.
Nova reunião do Comitê Gestor na segunda-feira
Após mal entendido sobre a questão de acordo sobre ônibus sem cobrador em Juiz de Fora, a Prefeitura emitiu uma nota de esclarecimento nesta sexta, 19.
No texto, reafirma que foi firmado compromisso das empresas de ônibus quanto à manutenção dos postos de trabalho e capacitação continuada dos trabalhadores e trabalhadoras. Além de pontuar que foi dada a notícia de entendimentos em curso que podem incluir a folga dos trocadores aos domingos.
O presidente do Comitê Gestor, está convocando nova reunião do colegiado para a próxima segunda-feira, dia 23 de janeiro, às 15h.