Em uma eleição apertada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República para o terceiro mandato. Com 100% das urnas apuradas, à 0h18 desta segunda-feira, 31, Lula obteve 50,9% dos votos válidos contra 49,1% de Jair Bolsonaro (PL), com quem disputou o segundo turno das Eleições 2022, neste domingo, 30.
Em Juiz de Fora, Lula venceu por 56,09% contra 43,91% de Jair Bolsonaro. 1,38% dos eleitores votou em branco e 3,23% votaram nulo.
Apesar da narrativa de vencer em Minas, o estado deu vitória – também apertada – a Lula, que terminou as eleições com 50,2% dos votos contra 49,8% de Bolsonaro. Mantendo a tradição de dar vitória a candidatos do PT, Juiz de Fora foi contra a tendência das maiores cidades de Minas: Belo Horizonte deu vitória a Bolsonaro, com 54,25%; assim como Uberlândia, onde ele obteve 53,12%; Jair Bolsonaro também venceu em Montes Claros, com 51,25%.
Em Contagem, Bolsonaro teve 55,49% dos votos. Em Betim, 52,43% também para Bolsonaro. Ribeirão das Neves seguiu a tendência de Juiz de Fora e deu vitória a Lula, com 50,63%. Já em Governador Valadares, vitória expressiva de Bolsonaro, com 62,81%.
O ex-presidente Lula venceu em 13 estados – entre eles Minas Gerais. O resultado foi pior que no primeiro turno, quando ele esteve à frente de Jair Bolsonaro em 14 unidades da federação.
Além de Minas, Lula venceu em todos os 9 estados do Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), além de Pará, Tocantins e Amazonas.
Bolsonaro
Bolsonaro ainda não se manifestou sobre o resultado das Eleições. Informações emitidas pela correspondente de Brasília, Edilene Lopes, dão conta que ele não teve contato nem com os aliados mais próximos e que a previsão é que ele se manifeste em até dois dias. A informação também dá conta que Bolsonaro ainda não falou com o governador Romeu Zema (Novo).