Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Região tem quatro mortes de macacos por Febre Amarela

Foram confirmadas mortes de macacos por febre amarela em Mar de Espanha, Matias Barbosa, Santana do Deserto e Simão Pereira.

O subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Rodrigo Said, esteve em Juiz de Fora para detalhar como o governo de Minas realiza as ações de combate a Febre Amarela. Além da morte confirmada de um homem de 40 anos, em Mar de Espanha, outras duas mortes estão em investigação na Zona da Mata: uma em Goianá em outra em Barra Longa. Também foram confirmadas as mortes de quatro macacos nas cidades de Mar de Espanha, Matias Barbosa, Santana do Deserto e Simão Pereira.

De acordo com Rodrigo, o encontro com os representantes da região na Superintendência Regional de Saúde foi para discutir como aplicar os trabalhos desenvolvidos, a importância da imunização, além de discutir e pactuar a rede assistencial e mobilização da população e profissionais da saúde. “Nós estamos apoiando os municípios e dando suporte operacional para dar a assistência à vacinação. Além disso, estamos discutindo os fluxos relacionados à rede assistencial”, afirma.

Said explicou que de dezembro de 2017 até o momento, 11 casos em humanos foram confirmados no Estado. Desses, nove evoluíram para morte. Em relação a morte de macacos por febre amarela, 21 cidades estão confirmadas e 26 em investigação, como Belmiro Braga e Juiz de Fora.

De acordo com o superintendente Regional de Saúde, Oleg Abramov, superintendência está intensificando a orientação os municípios. “É importante destacar que é um caso de vírus silvestre, não tem caso de circulação urbana”, destaca.

Minas Gerais teve maior surto entre  2016 e 2017, quando 475 casos de febre amarela em humanos foram notificados, com 162 mortes devido a doença. Até o momento o momento, o estado atingiu 81% da cobertura vacinal e tem a estimativa de 3 milhões e 600 mil pessoas não vacinadas. A meta é alcançar os 95% de imunizados.

Ouça a matéria na íntegra. Joubertt Telles.

https://radioitatiaiajf.com.br/wp-content/uploads/2018/01/3070.mp3?_=1

 

Sair da versão mobile