Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Projeto sobre atendimento às mulheres surdas na Polícia Civil tramita na Câmara em Juiz de Fora

Itatiaia JF

Tramita na Câmara Municipal de Juiz de Fora um projeto de lei sobre a política de proteção das mulheres surdas vítimas de violência doméstica e familiar.

Para isso, a proposta de autoria do vereador Dr. Antônio Aguiar (União), determina a presença de servidores habilitados em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para que as mulheres possam denunciar adequadamente os agressores ao procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da Polícia Civil.

O projeto propõe que a DEAM tenha sempre uma escala com pelo menos uma pessoa com qualificação em Libras de plantão e/ou sobreaviso.

Para isso, o Poder Público deverá criar o Programa de Qualificação Profissional em Libras para guardas municipais, servidores do setor público municipal ou de organizações públicas que trabalham realizando registros de ocorrências. A adesão ao treinamento seria voluntária por parte do servidor.

Após a Diretoria Jurídica da Câmara considerar a proposta legal e constitucional, o projeto de lei aguarda parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Ainda não há informações sobre liberação para votação em plenário, porque o texto passará por outras comissões.

Sair da versão mobile