Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Programação da Semana da Cachaça agita cidades da Zona da Mata

Nesta quarta-feira (13) é o Dia Nacional da Cachaça. E também começa a Segunda Semana da Cachaça da Zona da Mata. Até sábado (16). palestras, curso, feira, apresentações musicais em Juiz de Fora e uma Feira da Agricultura Familiar dos Produtores Rurais e minicursos gratuitos em Goianá debatem o tema “Por que não cachaça? Um problema sociocultural de consumo” .

O objetivo é permitir que o destilado nacional supere paradigmas e ganhe novos espaços e territórios. 

A Segunda Semana da Cachaça da Zona da Mata é realizada pelo Centro Universitário UniAcademia, Reza Forte, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), João Simoncini. O evento tem apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Prefeitura de Goianá e Programa Alimenta Goianá.

Dia Nacional da Cachaça

De acordo com a Agência Brasil, pesquisadores da Embrapa afirmam que a cachaça foi inventada em meados do século 16 pelos escravizados em fazendas de cana e engenhos de açúcar no Brasil. Por causa desta origem, era tida como uma bebida consumida apenas por pessoas de baixo status social. No século 17, a corte portuguesa proibiu a produção e a venda do destilado brasileiro até a liberação pela rainha Luísa de Gusmão no dia 13 de setembro de 1661.

Confira a programação completa da Semana da Cachaça da Zona da Mata:

Quarta-feira (13)

Quinta-feira (14)

Sexta-feira (15)

Sábado (16)

Sair da versão mobile