Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Professor José Passini, ex-reitor da UFJF, morre aos 97 anos

O ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor José Passini, morreu nesta sexta-feira (19), aos 97 anos.

O velório ocorre na capela 1 do Cemitério Parque da Saudade e segue até às 18h. A cerimônia de cremação ficará restrita aos familiares.

O docente esteve à frente da Reitoria da UFJF entre os anos de 1990 a 1994.

Natural de Nova Itapirema, interior de São Paulo, Passini se formou em Licenciatura em Letras pela UFJF em 1967. Foi mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O ex-reitor começou como docente na Universidade em 1970. Antes de assumir a Reitoria, foi diretor do então Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), de 1986 a 1989.

José Passini também foi pioneiro, no Brasil, no estudo do esperanto – língua internacional planejada pelo estudioso polonês Lázaro Zamenhof, chegando a ser presidente da Liga Brasileira de Esperanto. O professor escreveu o livro “Bilinguismo: utopia ou antibabel?”, obra considerada fundamental nos estudos relacionados ao tema. Passini foi ainda uma referência no Movimento Espírita, como palestrante e articulista.

Sair da versão mobile