A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) lançou um estudo de preços da Black Friday de 2024. A equipe fez o acompanhamento de preços em quatro sites de compra e constatou um aumento de até 206,8% de preço para um único produto.
O objetivo da iniciativa é oferecer uma ferramenta de comparação de preços, identificar promoções verdadeiras e combater a manipulação de preços. O material também traz dicas para as compras, alertas para possíveis golpes e orientações sobre direitos do consumidor.
O estudo foi realizado a partir de uma seleção dos produtos mais vendidos no ano de 2023 nos sites Shopee, Magazine Luíza e Amazon, além do Temu, que é uma nova opção no mercado.
A pesquisa apontou que o item com maior aumento de preço foi a Smart TV Led de 32 polegadas da Philco, na Shopee, que iniciou a pesquisa custando R$937,99 e, na semana do dia 18 de novembro, chegou a custar R$2.877,99. Foram identificados produtos com valor aumentado em todos os quatro sites analisados, principalmente em eletrônicos e utensílios domésticos.
Procon orienta como se prevenir
Desconfie de descontos exagerados e preços muito abaixo da média do mercado.
Verifique a veracidade de sites e perfis. Confirme se a empresa tem endereço físico e consulte o CNPJ no site da Receita Federal.
Evite clicar em links enviados por mensagens ou anúncios patrocinados em redes sociais.
Nas compras presenciais, exija que o preço anunciado seja respeitado se houver problema. Nas compras online, confira se o valor final no carrinho corresponde ao que está no anúncio.