Animais apreendidos durante ação da Polícia Rodoviária Federal foram levados para o Ibama de Juiz de Fora. De acordo com a PRF, na altura do km 707 da BR-116, em Muriaé, os policiais deram ordem de parada a um Chevrolet Corsa, com placas aparentemente de São Paulo, com duas pessoas.
Durante fiscalização, foram encontrados 76 filhotes de papagaios, da espécie papagaio-verdadeiro, transportados em duas caixas plásticas, dentro do porta-malas do veículo, sem a ventilação adequada; 119 filhotes de jabuti, da espécie jabuti-piranga; e 2 filhotes de cágado, da espécie cágado-tigre d’água, transportados dentro de sacos de farelo fechados, sem ventilação, no interior do automóvel.
Os autores alegaram aos policiais que adquiriram os animais na cidade de Feira de Santana/BA. Relataram ainda que compraram cada papagaio por R$ 15 e cada jabuti e cágado por R$ 50,00. Informaram também que revenderiam os animais na cidade de Resende/RJ.
De acordo com a Corporação, durante os procedimentos de identificação veicular, foi verificado que veículo possuía sinais de adulteração no chassi, sendo constatado que o automóvel foi roubado em São Paulo/SP, no dia 21/02/2020.
A PRF informou que um dos envolvidos, de 40 anos, possui 3 outras ocorrências lavradas pela PRF pelo mesmo crime, tendo sido a última em 20 de julho deste ano, em Leopoldina, quando foi flagrado transportando 1459 jabutis.
Dessa forma, os autores foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Muriaé e o veículo foi recolhido ao pátio credenciado.