Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Prefeitura de Juiz de Fora divulga nota sobre funcionamento de UBSs aos sábados

Divulgação/PJF

A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou um comunicado sobre a ampliação do atendimento e a abertura das UBS’s aos sábados. Essa questão levou os enfermeiros da rede municipal de saúde a paralisarem as atividades nesta segunda-feira (19), e realizarem um ato na porta do prédio da PJF.

Segundo o comunicado, após negociação com o Ministério da Saúde, a Prefeitura conseguiu a autorização para a ampliação de mais 67 equipes de profissionais do Programa Saúde da Família. Isso significa a contratação já efetivada por seleção pública de 201 novos trabalhadores, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. O Executivo Municipal informou que resolveu ampliar o atendimento nas UBS’s que ofertam o programa, que passam a atender ao usuário do SUS de 7h às 19h, de forma ininterrupta, de segunda a sexta, e aos sábados, de 7h às 12h.

De acordo com o comunicado, para efetivar a proposta, a PJF vem conversando com os profissionais desde novembro de 2023, o que resultou no acatamento da maioria das propostas apresentadas, como um rodízio das equipes aos sábados, de modo que cada profissional trabalhará no mínimo um sábado por mês e, em alguns casos, podendo chegar a no máximo dois. No reordenamento da jornada, esses dias serão compensados nas semanas subsequentes, a critério de cada unidade.

O comunicado finaliza que as novas equipes passarão por treinamento específico e que no dia 26 de fevereiro se dará início ao novo horário de atendimento das UBS’s em questão.

Enfermeiros paralisaram atividades

Como a Itatiaia divulgou, os enfermeiros da rede municipal de saúde paralisaram as atividades nesta segunda (19), devido a essas mudanças propostas pela PJF. Em assembleia realizada na última quinta-feira, 15, foram apontadas as preocupações da categoria, que estão relacionadas ao novo regime de trabalho, como dúvidas sobre a quantidade de sábados que os enfermeiros precisarão trabalhar, a organização das unidades de saúde que contam apenas com uma equipe de saúde da família e a reorganização do ponto biométrico.

Nesta segunda (19), ainda ocorre uma assembleia para decidir novos rumos, com possibilidade de indicativo de greve.

Sair da versão mobile