Acordo firmado pela Prefeitura de Juiz de Fora junto ao Sindicato dos Professores para pagamento do reajuste do piso nacional do magistério foi anunciado nesta quinta-feira, 28, . Segundo o Executivo, o percentual será de 33,24%.
Após 14 reuniões com a representação sindical dos educadores, a proposta garante a aplicação do índice foi aprovada pela categoria em assembleia. O anúncio foi feito à Administração pela direção do sindicato.
Com a medida, segundo a prefeita, foi revogado o artigo 9º (da lei nº 13012), o que restaura a remuneração.
Dados apresentados pela Executivo indicam que a proposta contempla a aplicação de 10,06%, referente ao índice de preços ao consumidor amplo (IPCA) acumulado de janeiro a dezembro de 2021, que já incide no pagamento do mês de abril e o escalonamento do pagamento da diferença para o índice de 33,24% em três parcelas, sendo 7% em setembro, 6,5% em outubro e 6,25% em novembro.
A aplicação ocorrerá de forma linear para todo o quadro do Magistério, mantendo os atuais adicionais previstos. Ficou acordado, ainda, um calendário no ano de 2023 para viabilizar a retroatividade a janeiro de 2022 do piso salarial.