Plataforma permite compras de imóveis públicos pela internet

A partir de maio, o cidadão pode comprar imóveis públicos pela internet, por meio da plataforma VendasGov, que vai unificar as ofertas de imóveis da União, estados e municípios. A plataforma é desenvolvido pelo SERPRO, o Serviço Federal de Processamento de Dados em parceria com a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia.

clique aqui para acessar ao site, imoveis.economia.gov.br

Com o novo sistema, o cidadão não precisará se deslocar a outra cidade para participar das licitações, já que todas as fases da concorrência pública serão de forma digital.

A plataforma, no entanto, não gere a locação de imóveis, não publica na imprensa nacional e também não contempla as etapas do pós-venda do imóvel (homologação, contrato de compra e venda e averbação no registro de imóvel).

Qualquer pessoa física e jurídica, em qualquer lugar do país e com conta de login no Portal Gov.br poderá participar das licitações. As condições e as regras de classificação e desclassificação estarão estabelecidas no respectivo edital de venda. No caso das pessoas jurídicas, é necessária a autenticação por meio do certificado digital do representante legal.