Pism 2023: UFJF oferece 2.263 vagas em 75 cursos de graduação

Compartilhe

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta segunda-feira, 4, o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). A instituição oferece 2.263 vagas em 75 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus Juiz de Fora e 360 para Governador Valadares. As vagas são distribuídas de acordo com o sistema de cotas e podem ter entrada no primeiro e/ou no segundo semestre de 2023.

Para acompanhar o edital e respectivas retificações, clique aqui.

As inscrições para os módulos I (triênio 2022-2024), II (triênio 2021-2023) e III (triênio 2020-2023) devem ser feitas a partir de 15h do dia 18 de julho às 18h do dia 5 de setembro.

Já a isenção (ou o não pagamento) da taxa de inscrição deve ser solicitada pelo candidato no ato do cadastramento on-line da inscrição, a partir das 15h do dia 18 de julho até às 15h do dia 5 de agosto, impreterivelmente, pelo site da Copese. O resultado da solicitação será divulgado a partir das 15h do dia 16 de agosto.

do dia 22 de agosto de 2022, exclusivamente on-line, na Área do Candidato.

O programa, que prevê provas ao final de cada ano do Ensino Médio, será aplicado nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022 para os candidatos de todos os módulos, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. As informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital.

O candidato deve acessar a Área do Candidato, realizar a inscrição e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa no valor de R$ 150. O pagamento deve ser feito até as 18h do dia 9 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil, respeitados os horários de compensação bancária.

Neste ano, o Conselho Superior (Consu) da UFJF suspendeu a oferta de vagas para ingresso no curso de Odontologia do campus avançado de Governador Valadares para reduzir o represamento de turmas que precisam passar por disciplinas práticas em decorrência da pandemia.

Inscrições somente on-line

Para o Pism 2023, todo o processo de inscrição é feito exclusivamente on-line, assim como as solicitações de isenção, de atendimento especializado (incluindo sabatistas) e nome social. O formulário de inscrição eletrônico possibilita o anexo de documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.

Atendimento especial

Os candidatos que necessitam de atendimento especial para realizar as provas também devem fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem a necessidade. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios.

Candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivos religiosos, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado de sua comunidade religiosa.

O prazo para solicitação do atendimento especial é das 15h do dia 18 de julho até as 18h de 22 de agosto de 2022.

Comprovante definitivo de inscrição

O comprovante definitivo de inscrição deve ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir de 8 de novembro de 2022 até somente as 12h do último dia de provas. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.

Habilidade específica

Os candidatos ao curso de Música devem fazer provas de habilidade específica de maneira remota, por meio do envio de vídeos. A divulgação dos trechos musicais para provas ocorrem a partir das 15h do dia 31 de agosto. Os candidatos devem enviar as provas entre 9 e 16 de setembro, seguindo instruções do edital.

Resultados

A previsão é de que as notas das provas do Módulo III do Pism sejam divulgadas no dia 19 de janeiro de 2023. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 2 de fevereiro. As notas das provas dos Módulos I e II devem ser divulgadas no dia 14 de março de 2023, sendo o resultado final publicado em 23 de março de 2023.

UFJF publica edital para Vestibular de Música

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou edital para o Vestibular de Música. São oferecidas até 35 vagas em dois cursos: bacharelado (15) e licenciatura (20). As graduações oferecem habilitação em canto; cravo; flauta transversal; piano; violão; violino; violoncelo e educação musical escolar, e as inscrições devem ser feitas entre 18 de julho e 22 de agosto de 2022.

O valor da taxa é de R$ 90. O pagamento deve ser efetuado até 9 de setembro, obrigatoriamente no Banco do Brasil, e seguir os horários de compensação bancária, pois o atraso pode resultar na não confirmação da inscrição. Pedidos de isenção devem ser feitos conforme especificações no item 5 do edital. Os candidatos que se enquadram nos requisitos devem solicitar o não pagamento da taxa no ato da inscrição on-line, apenas até 27 de julho. O resultado do pedido está previsto para ser divulgado no dia 4 de agosto, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Habilidade específicaAssim como no Vestibular de Música do ano passado, as provas de habilidade específica são realizadas remotamente. Tanto os candidatos inscritos no bacharelado quanto os da licenciatura devem submeter, pela Área do Candidato, links para dois vídeos hospedados no Youtube, executando os programas específicos da habilitação desejada. O envio deve ocorrer entre os dias 9 e 16 de setembro de 2022. A etapa é eliminatória.

A fase remota substitui duas etapas presenciais referentes. A primeira prova, igual para o bacharelado e para a licenciatura, é de teoria e percepção musical, que avalia os conhecimentos teóricos-musicais do candidato. Já a segunda, de prática musical para o bacharelado, busca avaliar a desenvoltura técnica e instrumental ou vocal dos candidatos, sua expressividade e compreensão musical. A prova prática para a licenciatura avalia a capacidade do candidato em se expressar musicalmente por meio do canto ou de um instrumento de sua livre escolha.

Nota do EnemPara fins de aprovação e classificação, o Vestibular de Música 2023 usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 oficialmente fornecidas à UFJF pelo Ministério da Educação (MEC). A previsão é de que o resultado final do Vestibular seja divulgado no dia 23 de março de 2023.

Outras informações
EditalCoordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)