Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Pesquisa aponta queda na venda de veículos em outubro

foto-free-carro-automovel-veiculo

Pesquisa aponta queda na venda de veículos em outubro no Brasil. Com a volta de algumas fábricas que estavam paradas, outubro teve 177,9 mil veículos produzidos, 2,6% a mais que em setembro. Mas na comparação com outubro do ano passado, a queda foi de 24,8%.

Os dados foram apresentados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (Anfavea), nesta segunda-feira, 8.

A instituição informou que outubro é, geralmente, um mês de produção bastante elevada, para abastecer as lojas na reta final do ano, quando a procura é mais aquecida. Porém, as limitações de componentes eletrônicos fizeram com que este outubro fosse o pior dos últimos cinco anos, de acordo com o balanço mensal divulgado pela associação.

Segundo a Anfavea, as vendas ao mercado interno e os estoques reduzidos refletem com precisão o que ocorre na produção, revelando que tudo o que é produzido é rapidamente repassado aos clientes. Em outubro, conforme o balanço, foram 162,3 autoveículos emplacados, 4,7% a mais que em setembro e 24,5% a menos que em outubro de 2020. Assim como verificado na produção, este foi o pior outubro dos últimos cinco anos em vendas.

Houve leve queda de produção (1,7%) e vendas (5%) para caminhões em outubro, na comparação com setembro, o que indica que a falta de semicondutores também começa a afetar este segmento que vinha em alta desde a metade do ano passado.

Já as exportações de 29,8 mil autoveículos representaram alta de 26,1% sobre setembro e queda de 14,6% sobre outubro de 2020. No acumulado do ano já foram exportadas 241,9 mil unidades, 26,8% a mais que no mesmo período do ano passado. De acordo com a Anfavea, é um desempenho superior às altas acumuladas de produção e de vendas, de 16,7% e 9,5%, respectivamente, lembrando que 2020 teve um desempenho fortemente prejudicado pelo início da pandemia.

Sair da versão mobile