Todo ano, o conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) gera muitos debates. Não foi diferente em 2023. Desde domingo (5), as pessoas debatem, em especial, nas redes sociais, o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Mesmo com os textos de apoio, houve quem considerasse se tratar de um tema complexo para ser refletido por adolescentes. Muitas mulheres compartilharam diversos momentos onde parceiros e parentes que enxergam certas ações como “responsabilidades óbvias da mulher”. Outros pensaram se tratar do trabalho doméstico, quando a abordagem esperada era mais ampla.
O debate mostrou que o tema era relevante, como analisou a professora especialista e mestra em Teoria Literária, do Colégio Academia de Comércio e atuante em concursos, pré-vestibulares e preparatórios de redação, Priscila Maini. Ouça na reportagem de Joubertt Telles.
No próximo domingo (12), os inscritos voltam às salas para o segundo dia de aplicação do Enem 2023. Os participantes terão 5h para resolver as provas de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), e matemática e suas tecnologias (matemática).