Paralisação de caminhoneiros continua após nova proposta do governo

Compartilhe

Caminhões foram retirados da BR-040 e estão estacionados em pátios.

Mesmo com o anúncio das novas medidas do presidente Michel Temer, os caminhoneiros continuam a greve e entram no oitavo dia de paralisação. Porém, nesta manhã de segunda-feira, 28, a categoria vai analisar as propostas. Fato não ocorrido na outra oportunidade.

Caminhões foram retirados do acostamento da BR-040 em Juiz de Fora e Matias Barbosa. Os motoristas cumpriram determinação da Polícia Rodoviária Federal, mas garantiram que os caminhões continuarão parados. Eles foram remanejados para pátios de cooperativas e estradas vicinais. Na MG 447, em Visconde do Rio Branco, pelo menos 40 caminhões permaneciam no acostamento na noite deste domingo.
Com intuito de terminar com a greve, o governo federal decidiu congelar por 60 dias a redução do preço do diesel na bomba em R$ 0,46 por litro.

Segundo o presidente Michel Temer, após pronunciamento, a medida equivale a zerar as alíquotas da Cide e do PIS/Cofins.

Além disso, o governo federal eliminou a cobrança do pedágio dos eixos suspensos dos caminhões em todo o país e estabeleceu um valor mínimo para o frete rodoviário.

As medidas foram publicadas, em edição extra do Diário Oficial da União. Segundo o planalto, as MP’s foram negociadas com os representantes dos caminhoneiros.

Serviços em Juiz de Fora nesta segunda

Com a greve dos caminhoneiros que entrou no oitavo dia, todas as atividades da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) estão suspensas nesta segunda-feira.

Porém, os serviços de urgência e emergência na saúde estão mantidos, sem falha na distribuição de oxigênio hospitalar e no estoque prioritário de medicamentos, apesar das dificuldades de distribuição. Já o atendimento está suspenso nas Unidades Básicas de Saúde e PAM Marechal.

Em relação a coleta de lixo, o serviço está mantido nesta segunda.

A Informação foi divulgada pela Prefeitura após reunião do Comitê de Emergência, realizada no último final de semana.

O transporte coletivo urbano continua em funcionamento hoje com o mesmo quadro de horário de domingo. As aulas da rede municipal estão suspensas.
A UFJF também suspendeu as atividades e define a rotina dos próximos dias em reunião nesta manhã de segunda-feira, 28.

Em relação ao Aeroporto Regional Itamar Franco, em Goianá, o local não tem mais capacidade de abastecer aeronaves devido a falta de combustível e voos podem ser cancelados. Um deles, às 10h40, com destino a Campinas, não vai acontecer e foi cancelado. Os outros marcados para hoje ainda passam por avaliação. Caso ocorram, serão de responsabilidade das companhias aéreas que abasteceram as aeronaves em outros aeroportos.

Câmara Municipal

O Legislativo informou que serviços disponibilizados pela instituição funcionam normalmente hoje até às 18h.

A reunião ordinária e a audiência pública agendadas para esta segunda-feira, 28, estão mantidas. Já o funcionamento dos gabinetes está a critério de cada vereador.

O serviço de emissão de carteiras de identidade está suspenso desde o dia 23 para manutenção do sistema e não tem relação com a greve dos caminhoneiros. A previsão de retorno é no dia 4 de junho, segundo informações da Diretoria de Informática da Polícia Civil.


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe