Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Palco Mundo do Rock in Rio terá altura de prédio de 10 andares e sucata para fabricar 400 carros

“O palco foi feito através da sucata coletada por catadores pelo Brasil”, explicou Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, durante coletiva de imprensa realizada nesta semana, que aborda a parceria entre a empresa e o Rock in Rio.

O festival ocorre na Cidade do Rock, no Parque Olímpico, na Barra Olímpica, no Rio de Janeiro, nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro. Dentre as curiosidades estão a grandiosidade do Palco Mundo, que terá altura de um prédio de dez andares, e a quantidade de sucata usada para montagem da estrutura, que daria para fabricar 400 carros.

Segundo o CEO da Gerdau, toda a estrutura dessa edição está sendo feita a partir da sucata usada no palco anterior, ou seja, o material é 100% reutilizável. “O aço que a gente utilizou há dois anos ele volta, mas, claro, com uma nova configuração, uma nova cenografia”, esclarece.

Caso em uma próxima edição o aço coletado não seja usado, conforme ele, o material pode ser transformado em carros, prédios, equipamentos de hospitais, entre outros.

Para o grandioso palco que possui tamanho equivalente a um prédio de 10 de andares, sendo este o maior da história do festival, serão usadas 200 toneladas de aço fornecidas pela Gerdau, pesando 550 quilos cada. Isso equivale a fabricação de 400 carros.

O trabalho contou com mais de 1 milhão de pessoas, incluindo catadores e cooperativas, envolvidas no processo de reciclagem da Gerdau. A novidade marca os 40 anos de história do festival, que teve início em janeiro de 1985.

Vale lembrar que, além do palco inédito, pela primeira vez o festival terá um dia dedicado a apenas shows de artistas nacionais, o Dia Brasil. Outra novidade são as apresentações de artistas sertanejos, que sobem ao palco do Rock in Rio pela primeira vez.

Parceria começou em 2022

Sobre a parceria da Gerdau com o Rock in Rio, Werneck destaca: “A gente celebra a renovação dessa parceria. Não é fácil uma empresa sobreviver há tanto tempo. São 123 anos. Entendo que uma parte importante desse sucesso é a parceria que conseguimos criar com toda a sociedade”, declara.

Ele diz que sente um “enorme orgulho” deste trabalho ao lado do Rock in Rio, que envolve sustentabilidade, inovação e ações sociais. “Essa parceria amplia também o legado e a contribuição que a gente pode deixar pra sociedade brasileira”, afirma. Dentre os trabalhos sociais está a destinação de 20% da venda de dois modelos de óculos que uma famosa empresa brasileira criou especialmente para o festival. A porcentagem será encaminhada ao projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), que visa fomentar o desenvolvimento social e econômico no Morro da Providência, no Rio de Janeiro.

Programação Palco Mundo

Sair da versão mobile