“O palco foi feito através da sucata coletada por catadores pelo Brasil”, explicou Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, durante coletiva de imprensa realizada nesta semana, que aborda a parceria entre a empresa e o Rock in Rio.
O festival ocorre na Cidade do Rock, no Parque Olímpico, na Barra Olímpica, no Rio de Janeiro, nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro. Dentre as curiosidades estão a grandiosidade do Palco Mundo, que terá altura de um prédio de dez andares, e a quantidade de sucata usada para montagem da estrutura, que daria para fabricar 400 carros.
Segundo o CEO da Gerdau, toda a estrutura dessa edição está sendo feita a partir da sucata usada no palco anterior, ou seja, o material é 100% reutilizável. “O aço que a gente utilizou há dois anos ele volta, mas, claro, com uma nova configuração, uma nova cenografia”, esclarece.
Caso em uma próxima edição o aço coletado não seja usado, conforme ele, o material pode ser transformado em carros, prédios, equipamentos de hospitais, entre outros.
Para o grandioso palco que possui tamanho equivalente a um prédio de 10 de andares, sendo este o maior da história do festival, serão usadas 200 toneladas de aço fornecidas pela Gerdau, pesando 550 quilos cada. Isso equivale a fabricação de 400 carros.
O trabalho contou com mais de 1 milhão de pessoas, incluindo catadores e cooperativas, envolvidas no processo de reciclagem da Gerdau. A novidade marca os 40 anos de história do festival, que teve início em janeiro de 1985.
Vale lembrar que, além do palco inédito, pela primeira vez o festival terá um dia dedicado a apenas shows de artistas nacionais, o Dia Brasil. Outra novidade são as apresentações de artistas sertanejos, que sobem ao palco do Rock in Rio pela primeira vez.
Parceria começou em 2022
Sobre a parceria da Gerdau com o Rock in Rio, Werneck destaca: “A gente celebra a renovação dessa parceria. Não é fácil uma empresa sobreviver há tanto tempo. São 123 anos. Entendo que uma parte importante desse sucesso é a parceria que conseguimos criar com toda a sociedade”, declara.
Ele diz que sente um “enorme orgulho” deste trabalho ao lado do Rock in Rio, que envolve sustentabilidade, inovação e ações sociais. “Essa parceria amplia também o legado e a contribuição que a gente pode deixar pra sociedade brasileira”, afirma. Dentre os trabalhos sociais está a destinação de 20% da venda de dois modelos de óculos que uma famosa empresa brasileira criou especialmente para o festival. A porcentagem será encaminhada ao projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), que visa fomentar o desenvolvimento social e econômico no Morro da Providência, no Rio de Janeiro.
Programação Palco Mundo
- 13 de setembro: Travis Scott, 21 Savage, Ludmilla, TETO, Matuê e WIU
- 14 de setembro: Imagine Dragons, One Republic, Zara Larsson, Lulu Santos
- 15 de setembro: Avenged Sevenfold, Evanescence, Journey, Os Paralamas do Sucesso
- 19 de setembro: Ed Sheeran, Charlie Puth, Joss Stone, Jão
- 20 de setembro: Katy Perry, Karol G, Cindy Lauper e Ivete Sangalo
- 21 de setembro: Pra sempre Rock, Pra sempre Sertanejo, Pra sempre MPB e Pra sempre Trap
- 22 de setembro: Shawn Mendes, Akon, NE-YO e Luísa Sonza