Campeã olímpica e medalhista de bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Beatriz Souza foi indicada ao prêmio de melhor judoca do ano no Judô Awards, principal premiação mundial da modalidade promovida pela Federação Internacional de Judô (IJF).
Ela é a única brasileira presente na lista. Também vão concorrer ao troféu mais seis campeãs olímpicas de Paris: Natsumi Tsunoda, do Japão), Diyora Keldiyorova, do Usbequistão, Christa Deguchi, do Canadá, Andreja Leski, da Eslovênia, Barbara Matic, da Croácia, e Alice Bellandi, da Itália.
Ao indicar a brasileira, a IJF destacou que “a medalha de ouro de Beatriz Souza em Paris destacou sua técnica poderosa e resiliência, fazendo dela uma das mais formidáveis estrelas do judô, uma campeã do povo em seu país natal, o Brasil”.
A votação é aberta ao público e já está disponível na plataforma da FIJ. Os votos serão computados até 10 de janeiro e os vencedores serão anunciados no dia 02 de fevereiro, durante o Grand Slam de Paris, evento que abre o calendário de 2025.
Melhor do ano no Brasil
Após um ano onde brilhou nos tatames, Bia também foi eleita melhor judoca do ano no Prêmio Brasil Olímpico e indicada a Atleta Mulher do Ano na principal premiação do esporte olímpico brasileiro.
Além do ouro e do bronze olímpicos em sua primeira participação nos Jogos, Bia ainda ficou com o lugar mais alto do pódio no Grand Prix da Áustria e no Campeonato Pan-Americano, no Rio. Por conta do seu desempenho, ela fechou a temporada 2024 como número 2 do ranking mundial entre as pesos-pesados.