Um grupo de florentinos do século XVII, em uma tentativa de resgatar o teatro grego, fez surgir uma das grandes realizações artísticas do final do Renascimento, período marcado por mudanças e conquistas culturais na Europa: a ópera.
Inspirado no termo latino “opus”, que significa “obra”, esse gênero artístico teatral reúne a composição dramática com a música instrumental, canto, figurinos, cenários, danças e artes plásticas, e por isso é considerado “gesamtkunstwerk” – a obra de arte total.
Operando
Organizada pela Orquestra Sinfônica Pró-Música, em parceria com o Coral Pró-Música e cantores solistas da cidade, a terceira edição do Projeto Operando chega ao palco do Cine-Theatro Central no próximo domingo, 27, com o objetivo de popularizar a ópera entre o público leigo, que tem poucas oportunidades de contato com esse gênero.
O concerto acontece às 20h, mas o evento é precedido por uma palestra, às 19h, com Rodolfo Valverde, professor de história da música na UFJF. Na conversa, o professor do Departamento de Música contextualiza o gênero para o público presente e mostra detalhes do repertório a ser apresentado para a melhor apreciação do espetáculo.
Mozart
O tema deste ano do Operando é o compositor Wolfgang Mozart, autor de mais de 20 óperas, das quais serão executados árias, coros e aberturas de cinco delas: Don Giovanni; Le Nozze di Fígaro (As Bodas De Fígaro); Cosi Fan Tutte (Assim Fazem Todas); Die Zauberflöte (A Flauta Mágica) e Die Entführung aus dem Serail (O Rapto do Serralho).
O regente da Orquestra Sinfônica Pró-Música, Victor Cassemiro, relembra o sucesso de aceitação do público nas últimas edições do concerto, principalmente pelo crescente interesse do público leigo. “No final do espetáculo do ano passado, uma senhora me procurou para falar que odiava ópera, mas que, depois daquele dia, ela estava muito ansiosa para assistir a uma ópera completa. Saber que conseguimos mudar a concepção das pessoas e levar conhecimento é muito prazeroso”.
A iniciativa do Operando, assim como a do Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, que em sua 28ª edição trouxe a montagem da ópera Il Ballo delle Ingrate [O Baile das Ingratas], de Claudio Monteverdi, e, na 29ª edição, a ópera espanhola Vendado es amor, no es ciego, de José de Nebra, colabora com a democratização da música erudita para o público leigo e oportuniza a apreciação para o público que já tem conhecimento prévio e acompanha o gênero artístico.
Operando – Orquestra Sinfônica e Coral Pró-Música/UFJF – regência Victor Cassemiro, com participação de cantores solistas
Dia 27 de outubro, às 20h, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, s/n, Centro – Juiz de Fora, MG) *Às 19h, palestra com o professor Rodolfo Valverde.
Ingressos:
Entrada franca (Os Ingressos serão distribuídos a partir do dia 21/10, das 9h às 17h, na bilheteria do Centro Cultural Pró-Música, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 2329)
Programa:
Ópera: Don Giovanni
Libreto: Lorenzo da Ponte
Ano e local de estreia: 1787, Teatro di Praga, Praga, República Checa
Ópera: Le Nozze di Fígaro (As Bodas De Fígaro)
Libreto: Lorenzo da Ponte
Ano e local de estreia: 1786, Burgtheater, Viena, Áustria
Ópera: Cosi Fan Tutte (Assim Fazem Todas)
Libreto: Lorenzo da Ponte
Ano e local de estreia: 1790, Burgtheater, Viena, Áustria
Ópera: Die Zauberflöte (A Flauta Mágica)
Libreto: Emanuel Schikaneder
Ano e local de estreia: 1791, Theater auf der Wieden, Viena, Áustri;
Ópera: Die Entführung aus dem Serail (O Rapto do Serralho)
Libreto: Johann Gottlieb Stephanie
Ano e local de estreia: 1781, Burgtheater, Viena, Áustria
fonte: divulgação / Pró-Música UFJF