A EPR Via Mineira inicia a operação nos 232 km da BR-040, entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, a partir do dia 6 de agosto. A data foi definida pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em reunião extraordinária, nessa segunda-feira (22).
A ANTT também definiu o valor da tarifa do pedágio de R$ 12,70, que será aplicada nas praças de Itabirito, de Conselheiro Lafaiete e de Barbacena, como divulgado na publicação desta terça-feira (23), do Diário Oficial da União. As tarifas seguem a tabela do edital, incluindo o desconto oferecido no leilão de 11,22% e ajustes devido à inflação.
Com o início das operações no trecho, a concessionária passa também a oferecer o Desconto para Usuários Frequentes, que reduz a tarifa do pedágio de acordo com a frequência com que o veículo leve trafega pela rodovia. Está prevista a isenção de tarifas para categorias específicas, incluindo motocicletas, motonetas, bicicletas, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático.
No último dia 5 de julho, foi assinado o contrato de concessão entre o governo federal e a EPR Via Mineira, que prevê ao longo de 30 anos investimentos de R$ 8,7 bilhões.
Leia também
- Pedágio na BR-040: nova concessionária vai aceitar pagamento com cartões de débito e crédito
- Aumento do pedágio e cronograma de obras: diretor da EPR Via Mineira detalha próximos passos da BR-040
- BR-040: com a mudança da concessionária, saiba como fica o valor do pedágio
- EPR Via Mineira: conheça os detalhes do novo contrato de concessão da BR-040
- BR-040: EPR assina contrato de concessão com ANTT para gestão do trecho BH e Juiz de Fora
- Concessionária pode assumir trecho da BR-040 entre BH e Juiz de Fora no mês de agosto