Cinco dias após a morte de Liam Payne, ex-integrante do One Direction, a autópsia identificou uma substância conhecida como ‘cocaína rosa’ no sangue do artista, de acordo com o portal TMZ.
Além da droga, o cantor teria feito o uso de álcool e medicamentos para ansiedade, epilepsia e crise do pânico antes de cair do terceiro andar do hotel Casasur, em Buenos Aires, na Argentina, na quarta-feira (16).
Mas o que é a ‘cocaína rosa?’
A substância é mais comum na Colômbia e em parte da Europa e tem crescido nesses locais. O nome real é 2C-B, em inglês, mas no Brasil também é conhecida como ‘tuci’. A droga surgiu nos anos 70 nos Estados Unidos e foi proibida em 2001, segundo o jornal El País.
De acordo com o farmacêutico José Roberto Santin, presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTOX) e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) de toxicologia do Conselho Federal de Farmácia (FCC), apesar do nome, a droga não tem relação com a cocaína branca.
“É uma droga sintética, com efeito estimulante, despersonalizante e eufórico, semelhantes ao do LSD e do Ecstasy. O efeito estimulante e as alucinações são decorrentes da presença de metanfetamina e/ou LSD”, explicou. Segundo ele, a droga pode ser encontrada em pó e gera euforia inicial, agitação e alucinações, aumentando o risco de acidentes.
Além disso, o especialista explica que a cocaína rosa pode provocar hipertensão, hipertermia e desidratação: “Em doses extremas, o uso pode levar à sobrecarga do coração, causando infarto.” Após o consumo, o efeito também pode ser imprevisível, uma vez que, na produção, podem ser usadas diferentes substâncias, entre estimulantes e adoçantes.
Autópsia de Liam Payne
Os resultados do exame toxicológico, divulgado pelas autoridades argentinas, também identificaram ‘cristal’ no sangue do artista, uma droga similar à metanfetamina. Álcool e medicamentos foram encontrados no quarto do hotel onde ele estava hospedado, além de fósforos, isqueiro, restos de velas, papel de alumínio e um pó branco, similar à cocaína.
Segundo o relatório preliminar da autópsia, enviado à CNN, o artista morreu de ‘politraumatismo’ e ‘hemorragia interna e externa’ após pular do terceiro andar do hotel.