A partir de agora, quase 350 patologias podem ser consideradas como doenças ocupacionais ou relacionadas ao trabalho. Após 24 anos, o Ministério da Saúde incluiu 165 novos diagnósticos que podem causar danos à integridade física ou mental do funcionário.
Entre eles estão Covid-19, burnout, que é o esgotamento mental, episódios depressivos ou transtornos ansiosos e outras doenças de saúde mental, distúrbios músculoesqueléticos e tipos de cânceres.
A primeira parte do documento apresenta os riscos para o desenvolvimento de doenças. A segunda estabelece as doenças para identificação, diagnóstico e tratamento O texto recebeu parecer favorável dos ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social e entra em vigor no final deste mês.
Ouça a reportagem
Dados do SUS
Em 2023, segundo o Ministério da Saúde, já são mais de 390 mil casos notificados de doenças relacionados ao trabalho.
Em 15 anos, entre 2007 e 2022, Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais. Os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde incluem acidentes de trabalho grave, exposição a material biológico, acidente com animais peçonhentos, lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares