Nova morte suspeita por meningite é investigada em Juiz de Fora

A Secretaria Municipal de Saúde informou que foi notificada nesta terça-feira, 1º de agosto, e abriu investigação sobre nova morte suspeita por meningite em Juiz de Fora. O sexo e a idade da pessoa não foram divulgados pelo órgão.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o município realizou busca ativa junto aos serviços de saúde e identificou um caso suspeito que evoluiu para óbito no dia 31 de julho, em um hospital privado de Juiz de Fora. A pasta informou que foi solicitado que a unidade de saúde preenchesse a ficha de notificação e fornecesse mais informações.

A Secretaria de Estado de Saúde explicou ainda que os exames coletados estão em análise e o quadro clínico não é compatível com meningite de relevância para a saúde pública, e o caso está em investigação pela vigilância epidemiológica municipal.

Em Juiz de Fora, duas mortes pela doença foram confirmadas em 2023. O caso mais recente foi o de uma criança, na semana passada. Em 2022, foram confirmados 60 casos de doença meningocócica em Minas Gerais, com 22 óbitos. Em 2023, foram confirmados 16 casos, com cinco óbitos.