Museu Mariano Procópio recebe verba para restauro de oratórios

Dez oratórios e sete lanternas de procissão do acervo do Museu “Mariano Procópio” serão restaurados com recursos do Ministério do Turismo (Mtur) por emenda parlamentar e com intermédio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A iniciativa, no valor de mais de R$ 104 mil, garantirá o resgate de peças dos séculos 18 e 19 da coleção de Alfredo Ferreira Lage (1865-1944), fundador da instituição. A empresa ganhadora da licitação é da cidade mineira de São João del-Rei.

As atividades de restauro das peças serão realizadas a partir de 4 de janeiro de 2021, e terão acompanhamento da equipe técnica do Museu, no laboratório de conservação e restauração de papel. O prazo de entrega está previsto para seis meses após o início da atividade.

Ainda segundo a Prefeitura, em andamento, acontece o restauro do chafariz da Escola Agrícola União e Industria, juntamente com a recomposição de sua bacia (lâmina d`água). A obra está sendo realizada através do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com recursos depositados no Fundo Municipal de Apoio ao Museu “Mariano Procópio” (Famapro), no valor de R$ 76 mil.

radio ao vivo mais ouvida em jf