A Cemig reabriu, nesta quinta-feira, 17, o Museu Marmelos Zero, em Juiz de Fora.
O espaço, que ficou fechado por 5 anos, preserva a história da Usina de Marmelos, primeira hidrelétrica da América do Sul de grande porte e a pioneira no fornecimento público de energia do país.
O Museu é tombado pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Juiz de Fora em 1983 e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais em 2005.
O local abriga um acervo composto por peças que contam a história da energia e da Usina de Marmelos, como a mesa particular do empresário Bernardo Mascarenhas, idealizador e fundador de Marmelos, o rascunho da planta da usina, um painel de controle de energia e a réplica de um gerador utilizado antigamente, cuja fabricação era da Westinghouse, além de várias fotografias que mostram a construção do empreendimento, fotos do fundador e de sua família e painéis com textos informativos.
História
A Usina Marmelos foi construída em 1889 pela Companhia Mineira de Eletricidade e incorporada pela Cemig em 1980.
O pioneirismo permitiu que Juiz de Fora consolidasse no parque industrial.
Segundo pesquisadores, o fornecimento de energia elétrica, após a construção da Rodovia União Indústria em meados do século XIX, serviu como a nova força motriz para a indústria da cidade, junto com outros avanços no setor de transportes, financeiro e educacional.
Além do museu, também ocorre à reabertura do prédio do Memorial da Energia, localizado no complexo da Usina de Marmelos.
O museu reabre para o público em geral no sábado, 19.
Nos próximos meses, funcionará 2 vezes por mês, sempre às sextas-feiras e aos sábados, para receber os visitantes.
O Museu Marmelos Zero fica na Rodovia União Indústria, próximo ao número 620, Bairro Retiro.
Cronograma para visitas
A visita agendada atenderá as instituições de ensino públicas e privadas de todos os níveis de ensino, organizações e demais públicos que se encaixem na quantidade mínima de vagas ofertadas.
Cada grupo deverá ser acompanhado por um professor e/ou responsável pelos visitantes, e será recepcionado e guiado por um mediador da Focus Aprendizado Organizacional, que orientará a visita de acordo com o perfil e a faixa etária dos visitantes.
Acesso ao Museu Marmelos Zero e Memorial e informações: Deverá ser agendado com antecedência por meio do e-mail: :museumarmeloszero@cemig.com.br
Critérios relacionados ao acompanhamento das visitas:
Educação Infantil ou grupo de crianças menores de 6 anos: é obrigatória a presença de um professor responsável para cada 15 alunos. Para essa idade existem restrições de acesso a alguns espaços.
Ensino Fundamental e Ensino Médio ou grupo de crianças e adolescentes menores de 18 anos: é obrigatória a presença de um professor responsável para cada 30 alunos.
Demais grupos com maiores de 18 anos: é obrigatória a definição de uma pessoa responsável para cada 30 pessoas.
Visitas para público geral
Os visitantes serão recepcionados na entrada do Clube da GREMIG, sediado na Estrada para a Usina Marmelos, 620-628, Bairro Graminha, Juiz de Fora – MG
Mais inormações pelo email: museumarmeloszero@cemig.com.br
Regras gerais de visitação – todos os públicos
- Não é permitido entrar com animais domésticos.
- O visitante deve evitar se apoiar na passarela que dá acesso ao Museu.
- Não é permitido tocar nos equipamentos, quadros e qualquer objeto que compõe o acervo do Museu. Quando for possível interagir com algum elemento do museu, os visitantes serão informados pelos mediadores da Cemig.
- É proibido entrar com bebidas alcoólicas e alimentos em geral.
- Não é permitido alimentar os animais das áreas externas.
Fotografia
- É permitido fotografar e filmar no interior das instalações e nas áreas externas, desde que respeitadas as seguintes regras:
- Só é permitida a produção de imagens para fins pessoais.
- Nenhuma imagem (foto ou vídeo) pode ser distribuída, reproduzida, vendida ou utilizada para fins comerciais ou institucionais sem autorização da Cemig.
- Não é permitido o uso de flash no interior do Museu.
- Não é permitido o uso de tripé, pedestal ou qualquer outro suporte para câmeras no interior do Museu.
- Não é permitida a realização de sessão de fotos profissionais no interior do Museu e da Usina.
- Para garantir a boa visitação, ao fotografar ou filmar não é permitido obstruir a passagem dos demais visitantes.
*Dada a época da construção, o acesso de pessoas de pessoas com necessidades especiais é limitado.
*Utilizar calçados e roupas apropriados para caminhada.