Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Mulheres Incríveis: “Quem ama o livro, não joga fora esse amor”, diz a autora Mary França

Désia Souza/Itatiaia JF

Aos 79 anos, Mary França, é autora de mais de 300 livros infantis, sendo a maioria em parceria com o ilustrador Eliardo França, com quem se casou em 1968. Na trajetória contada e ilustrada com grandes sucessos como a “Coleção Gato e Rato” e “Os Pingos”, eles formaram família e uma legião de leitores alfabetizados pela literatura do casal.

No relato, Mary conta que a carreira de escritora surgiu a partir do trabalho de ilustração feito pelo marido. “Um editor, gostando do trabalho do Eliardo, disse que ia procurar alguém para contar as histórias e fui encorajada a fazer isso”, relata.

De lá pra cá, foram mais de 10 milhões de exemplares e uma história que continua viva. Depois de morar no Rio de Janeiro e também no exterior, o casal volta a viver em Juiz de Fora e recebe crianças em seu ateliê, no bairro Aeroporto, além de realizar visitas em escolas.

Outra possibilidade de conhecer ou relembrar o trabalho é a exposição “Linhas e Cores de Eliardo França”, que pode ser visitada no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) até o dia 26 de outubro.

Ao falar sobre os desafios de manter acesa a chama da leitura na geração das telas, Mary é taxativa. “O grande desafio são os pais. Quem leva livros para os filhos desde cedo, abre um caminho. Quem ama o livro, não joga fora esse amor”.

Ouça a íntegra da participação de Mary França no Mulheres Incríveis:

https://radioitatiaiajf.com.br/wp-content/uploads/2024/10/Mulheres-Incriveis-Mary-Franca.mp3

Sair da versão mobile