Duas ocorrências envolvendo trens foram registradas nesta semana em municípios na Zona da Mata. Um motorista de 62 anos morreu ao ser atingido pelo trem enquanto atravessava a linha férrea de carro em Ewbank da Câmara. Um homem de 46 anos alegou ter sido atropelado pelo trem em um túnel perto do Museu de Cabangu, em Santos Dumont.
Procurada pela Itatiaia, a MRS Logística, concessionária responsável pela ferrovia na região, enviou posicionamentos sobre cada um dos casos.
Morte em Ewbank da Câmara
Em Ewbank da Câmara, de acordo com os Bombeiros, o carro foi atingido pelo trem ao cruzar a linha férrea, onde não há cancela para controle de passagem. O idoso morreu morreu no local. Perícia e Polícia Militar também atenderam à ocorrência.
Em nota, a MRS Logística lamentou a ocorrência. Afirmou que o maquinista cumpriu todos os procedimentos de segurança. E que o local é dotado de sinalização de acordo com a legislação vigente.
Apuração em Santos Dumont
Já em Santos Dumont, o homem de 46 anos contou à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) afirmou que foi atingida pelo trem no dia anterior dentro de um dos túneis, se arrastou e conseguiu pedir ajuda.
A vítima presentava corte contuso na região da cabeça, sangramento, fratura exposta na mão direita e relato de dor intensa. Ele foi levado para o Hospital de Misericórdia de Santos Dumont.
A Itatiaia teve acesso ao boletim de ocorrências. No documento, consta que o homem seguia pelo túnel, quando se desequilibrou e foi atingido pela composição. O homem relatou que, com dificuldade de locomoção, precisou se deslocar até uma fazenda mais próxima com o intuito de pedir ajuda, sendo então, socorrido pelo Samu.
Em nota, a MRS Logística explicou que as causas relatadas pelo envolvido estão sendo investigadas, pois não condizem com a dinâmica de um atropelamento, e não houve relato de atropelamento por parte do maquinista. A empresa reforçou que todos os trens operam de acordo com os procedimentos de segurança vigentes.
A nota também destacou que o local onde o homem afirmou estar caminhando é uma área onde a passagem de pedestres é proibida, por se tratar de um local confinado e de alto risco, sem passagem de nível ou caminhos alternativos.
Em ambos os casos, a MRS Logística reiterou que a prevenção depende da adoção de comportamentos seguros por parte de todos. Em 100% dos atropelamentos e abalroamentos registrados pela MRS, sempre há um fator comportamental envolvido, como falta de atenção, pressa, imprudência, uso de celular ou fones de ouvido, consumo de álcool ou drogas, entre outros. “Reforçamos a importância de sempre parar, olhar para ambos os lados e ouvir atentamente antes de atravessar as linhas férreas”, consta no texto.