Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Moradores relatam problemas após implantação de novo viaduto

viaduto poco rico reclamacoes

Moradores do Bairro Poço Rico, em Juiz de Fora, temem aumento de criminalidade e dificuldade de acesso à região, com implantação do novo viaduto.

O viaduto “Engenheiro Renato José Abramo” – que liga os bairros Santa Teresa e Poço Rico – foi inaugurado e teve investimento de R$ 17,3 milhões. Os recursos são oriundos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas.

Dentre as alterações, estão a mudança do trânsito de algumas vias do entorno do viaduto e o fechamento da passagem de nível da Rua Pinto de Moura, no Poço Rico.

Outra mudança é o itinerário do ônibus da linha 311 (Santa Teresa). A partir de sábado, 26, o coletivo não passará pelo Poço Rico no sentido Bairro/Centro.

Essas mudanças levaram preocupação para os moradores do Poço Rico. Segundo o presidente da associação de moradores, Alexandre Reis, a população do bairro não foi consultada e somente foi apresentado o projeto. Ele cita os problemas para os moradores.

https://radioitatiaiajf.com.br/wp-content/uploads/2020/12/viaduto-moradores-poco-rico-juiz-de-fora.mp3
Alexandre Reis


Por meio de nota, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que a obra, em sua totalidade, é para melhorar um problema macro da região. Segundo o posicionamento, o passeio no viaduto será construído e será feita a faixa de pedestres.

Sobre as mudanças no trânsito e o fechamento da passagem de nível, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) informou que foram elaborados projetos de conjuntos de obras, em parceria com a Secretaria de Obras, a MRS e o DNIT, com intuito de diminuir o número de acidentes e conflitos com a linha férrea que transpõe a cidade.

Conforme a nota, devido à falta de espaço físico, não foi possível construir um viaduto na Rua Pinto de Moura. A pasta explicou que para manter os acessos preservados entre Poço Rico e Santa Teresa, foi possível criar o viaduto na Rua Tenente Coronel Delfino Nonato.

Em relação à mudança de trajeto da linha de ônibus, a Settra explicou que acompanha as mudanças realizadas no entorno da obra.

Trânsito foi alterado na região

Nota PJF

“A obra do Viaduto Engenheiro Renato José Abramo é mais uma importante obra viária entregue ao município com o intuito de melhorar a mobilidade urbana da cidade. Com o viaduto, o tráfego norte/sul será agilizado e a Avenida Rio Branco, menos sobrecarregada. Além disso, a prefeitura conseguiu incluir uma importante obra de drenagem, onde 400 metros de galeria foi construída, resolvendo um problema histórico de drenagem no local. A obra, em sua totalidade, é para melhorar um problema macro da região. Problemas pontuais foram apresentados ao prefeito e aos secretário de Obras e Transportes e Trânsito. Já na tarde de hoje o passeio será construído e também será feita a faixa de pedestres. A obra foi realizada por empresa especializada, vencedora de licitação, com fiscalização da Secretaria de Obras e atendeu aos requisitos do projeto. Os recursos são oriundos do DNIT e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas.”


Nota Settra

A Secretaria de Transportes e Trânsito, sempre se pautou na boa fluidez do trânsito e na redução do número de acidentes nas vias do Município. Pensando assim, a Settra e a Secretaria de Obras, em parceria com a MRS e o DNIT elaboraram projetos de um conjunto de obras, afim de diminuir o número de acidentes e conflitos com a linha férrea que transpōe a cidade. Assim, através de recursos federais e estaduais foram programados construção de viadutos, sendo um deles o do bairro Santa Tereza. Na oportunidade ressaltamos que devido a falta de espaço físico não foi possível construir um viaduto na Rua Pinto de Moura, porém sabendo da necessidade de se manter os acessos preservados entre os bairros, foi possível à época de sua concepção de projeto, criar um viaduto na rua Tenente Coronel Delfino Nonato, preservando assim a ligação entre os bairros Santa Tereza e Poço Rico. Em relação a linha 311, ela acompanha as mudanças realizadas no entorno da obra.

Sair da versão mobile