Foi realizado um acordo, mediado pelo Ministério Público de Minas Gerais, que busca estratégias para equilibrar a crise financeira de unidades de saúde em Viçosa (MG). O acordo foi firmado no Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor) do MPMG.
De acordo com o MP, a Fundação Assistencial Viçosense, que cuida do Hospital São João Batista, e a Casa de Caridade, responsável pelo Hospital São Sebastião, estão passando por uma séria crise financeira. Isso pode afetar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos.
Os hospitais atendem à população de Viçosa e da região, incluindo a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), via Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios, abrangendo o atendimento de mais de 130 mil habitantes.
O Acordo de Mediação, prevê soluções para o reequilíbrio econômico-financeiro das entidades e implementação de programa de compliance, a fim de adequá-las às melhores práticas de gestão.
Para isso, foi instituída a criação de uma comissão consultiva formada por membros indicados pela UFV, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), e prefeitura de Viçosa. A comissão vai selecionar pessoa jurídica com expertise em gestão hospitalar para assumir a gestão provisória da Fundação Assistencial Viçosense e da Casa de Caridade de Viçosa.