Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Ministério da Agricultura proíbe venda de mais 12 marcas de azeite

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta terça-feira (22) uma lista de 12 marcas de azeite de oliva que estão proibidas de serem comercializadas no Brasil devido a fraudes na fabricação dos produtos.

A fiscalização conduzida pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) apontou que os produtos não atenderem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pela lei brasileira, sendo considerados impróprios para consumo. As marcas vetadas nesta terça-feira se somam a outras 11 que já haviam sido reprovadas na fiscalização do Mapa realizada no início de outubro.

Confira quais foram as marcas reprovadas no teste:

Irregularidades encontradas

As investigações realizadas pelo Ministério revelaram que esses azeites não atendem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pela legislação brasileira. As análises identificaram a presença de outros óleos vegetais, não especificados, que comprometem a qualidade e a segurança dos produtos.

Algumas das empresas fiscalizadas e reprovadas no teste já estavam sob a mira do Mapa desde foi identificado que os CNPJs estavam suspensos ou baixados pela Receita Federal – o que significa que a empresa teve as atividades encerradas e não está mais em atividade.

Segundo a legislação brasileira, a comercialização desses produtos configura uma infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.

Como conferir se o azeite é fraudado?

Para evitar ser enganado, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher os produtos:

Sair da versão mobile