O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), lançou um serviço que permite a indicação do real condutor infrator pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). Com essa funcionalidade, é possível transferir os pontos da carteira de habilitação para o condutor que cometeu a infração de forma totalmente online.
A medida visa facilitar a transferência de pontos quando o proprietário do veículo empresta o carro a outro condutor e ocorre uma infração, eliminando a necessidade de envio de documentos pelos Correios ou de comparecimento presencial.
A iniciativa busca simplificar e digitalizar os processos da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG). Para utilizar o serviço, o proprietário do veículo e o condutor infrator devem baixar o aplicativo da CDT, disponível para Android e iOS, e ter um selo prata ou ouro na conta gov.br.
O proprietário deve preencher os dados do condutor no aplicativo, e o condutor deve confirmar sua responsabilidade pela infração. O prazo para a efetivação do procedimento é de 30 dias a partir da notificação da infração.
Além do aplicativo, a indicação do condutor infrator pode ser feita presencialmente, pelo envio de documentos pelos Correios ou pela UAI Virtual, disponível no site.