A juiz-forana Millena Xavier Martins está entre os 50 indicados ao Global Student Prize. O chamado “Nobel Estudantil” escolhe o estudante que mais impactou positivamente a aprendizagem, a vida e a sociedade.
A premiação é realizada anualmente pela Varkey Foundation. Em setembro, serão anunciados os dez finalistas.
O ganhador recebe US$ 100 mil e vai viajar à Nova York para discursar em uma assembleia com líderes mundiais. Até agora, o Global Student Prize só foi vencido por homens – e nenhum deles era do Brasil.
“Esse prêmio revela estudantes que passaram por desafios e ajudaram o próximo com projetos sociais. E estou muito feliz com todo meu projeto na área da ciência e da educação sendo reconhecido por um órgão tão importante mundialmente falando”, disse Millena à Itatiaia.
Ela saiu de casa aos 15 anos para fazer o ensino médio no Coluni, em Viçosa (MG). Coleciona prêmios e medalhas em competições. Também foi citada na lista dos jovens prodígios do Brasil na categoria Ciência e Educação, elaborada pela Forbes. Em agosto, ela fará parte da delegação brasileira que vai competir na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial, na Bulgária.
Ouça a reportagem de Désia Souza.