A entrega da Medalha Santos Dumont ocorre, nesta quinta-feira, 20, a partir das 15h, no município que também leva o nome do pai da aviação, na Zona da Mata.
O evento conta com a participação do governador Romeu Zema (NOVO), que vai fazer a entrega das medalhas. Neste ano, a cerimônia faz referência aos 150 anos do nascimento do inventor. mineiro
A condecoração será concedida a 125 personalidades em três graus: Ouro, Prata e Bronze. Conforme o governo, os agraciados são, tradicionalmente, nomes com atuação de destaque para o desenvolvimento de Minas Gerais.
Dentre os agraciados, estão o presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite (MDB) e o artista plástico de Juiz de Fora, Carlos Bracher.
Medalha Santos Dumont
Criada em 1956, a medalha é uma referência também ao primeiro voo do brasileiro em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França). Alberto Santos Dumont foi fundamental para descobertas que o mundo viveu após o advento da aviação.
O local da cerimônia também é simbólico: é o lugar onde nasceu o inventor – agora Museu de Cabangu – e que guarda importante acervo, entre réplicas e objetos pessoais do aviador.