Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Luto: morre Clodesmidt Riani, sindicalista e político, aos 103 anos, em Juiz de Fora

Foto: Reprodução/ Presidência da República

O sindicalista e político Clodesmidt Riani morreu nesta quinta-feira (4) em Juiz de Fora, aos 103 anos. Segundo informações de familiares à Itatiaia, ele estava internado desde 17 de março por causa de uma pneumonia. No entanto, o quadro se agravou e ele não resistiu a uma insuficiência renal.

O velório começa às 18h no Cemitério Parque da Saudade e será aberto ao público. O sepultamento será nesta sexta-feira (5), às 16h30.

Segundo familiares, a morte ocorre em uma data marcante, porque há 60 anos, no dia 4 de abril de 1964, ele se apresentou ao quartel da 4ª Região Militar, em Juiz de Fora, onde foi preso. Casado com Norma Geralda Riani, teve dez filhos.

Foto: site vermelho.org/ Arquivo Familiar

A Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), decretou luto oficial por três dias “em manifestação de profundo pesar pelo falecimento do democrata e líder sindical Clodesmidt Riani”. O decreto já foi publicado no Atos do Governo, Diário Oficial do Município.

Além disso, a Prefeita Margarida Salomão, Câmara Municipal, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Sindicato dos Servidores da Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Estado de Minas Gerais (Sinfazfisco-MG) divulgaram notas de pesar (leia abaixo)

Clodesmidt Riani

Clodesmidt Riani nasceu em 15 de outubro de 1920 em Rio Casca (MG). A família se mudou para Juiz de Fora, onde ele entrou no movimento sindical, na década de 1940. Destacou-se como liderança local e se tornou uma referência estadual e nacional.

Ele foi presidente e vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria e também deputado estadual. Com o golpe militar, ele foi considerado subversivo e por isso, preso em 1964, conforme a Lei de Segurança Nacional. Teve o mandato cassado. Só foi solto em 1971. Após a anistia, retornou à política e a atuação sindical.

Em 1994, em sessão simbólica, a Assembleia Legislativa restituiu a ele os três mandatos de deputado. Em depoimento à ALMG, ele narrou a trajetória política e sindical, onde inclusive foi um dos inspiradores do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT).

Na carreira política, foi filiado ao PTB e ao PMDB. Riani representou o Brasil em conferências internacionais do Trabalho e foi peça-chave na criação do 13º salário.

Em 2014, foi homenageado pela então presidente Dilma Rousseff com o Prêmio Direitos Humanos, em solenidade em Brasília.

Aos 99 anos, outro desafio: diagnosticado com covid-19, ficou nove dias internado, até receber alta e emocionar familiares e funcionários do hospital como informou a Itatiaia em 2020.

No aniversário de 100 anos, a história dele também foi registrada em material audiovisual por pesquisadores do Laboratório de História Política e Social (LAHPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Repercussão

Instituições políticas, sindicais e educacional se manifestaram sobre a morte de Clodesmidt Riani.

Prefeitura de Juiz de Fora

DECRETO Nº 16.495, de 04 de abril de 2024 – Decreta luto oficial no Município de Juiz de Fora em razão do falecimento do Sr. Clodesmidt Riani, ocorrido em 04 de abril de 2024. A PREFEITA DE JUIZ DE FORA, no uso das atribuições previstas no art. 47, VI, da Lei Orgânica do Município, DECRETA: Art. 1º  Luto oficial no Município de Juiz de Fora, pelo período de 03 (três) dias, em manifestação de profundo pesar pelo falecimento do democrata e líder sindical Clodesmidt Riani, ocorrido em 04 de abril de 2024. Art. 2º  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Prefeitura de Juiz de Fora, 04 de abril de 2024. a) MARGARIDA SALOMÃO – Prefeita de Juiz de Fora. a) EDUARDO FLORIANO – Secretário de Transformação Digital e Administrativa.

Prefeita Margarida Salomão

“A Prefeitura de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições previstas no art 47, VI, da Lei Orgânica do Município decreta pelo período de três dias, em sinal de pesar pelo falecimento de Clodesmidt Riani.

Clodesmidt Riani foi uma das lideranças sindicais mais importantes do século XX, além de operário e deputado estadual por três mandatos. Foi cassado pelo golpe de 64, tendo sido preso e torturado. Teve em sua atuação políticas de grande repercussão nacional, que culminaram com aprovações de leis sociais importantes para o país, tais como o 13º salário.

Neste momento de dor e consternação, prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos de Clodesmidt Riani”.
Assista ao pronunciamento da Prefeita

Câmara Municipal

Com consternação, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), por meio do presidente Zé Márcio-Garotinho (PV) e demais vereadores, lamenta o falecimento do ex-deputado e líder sindical Clodesmidt Riani, aos 103 anos de idade. Riani foi uma das principais lideranças sindicais do país nos anos 1950 e 1960, tendo sido deputado estadual por três legislaturas consecutivas pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), quando foi preso em 1964 pelo Exército Brasileiro e depois cassado pela resolução nº 580 da Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG), de 9 de abril de 1964. Anos depois, já na redemocratização, teve o mandato retomado simbolicamente. 
Transmitimos a familiares e amigos nossos sentimentos neste momento de perda inestimável.

UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lamenta o falecimento do sindicalista e ex-deputado Clodesmith Riani nesta quinta-feira, 4, aos 103 anos. O sindicalista é Professor Honoris Causa da UFJF desde 2005. Riani se destaca na história nacional por sua trajetória de luta em defesa dos trabalhadores e da democracia.

Natural de Rio Casca (MG), Clodesmidt Riani iniciou sua relação com o movimento sindical em Juiz de Fora, após ser integrante da antiga Companhia Mineira de Eletricidade (CME). Tornou-se líder da categoria no município e foi ascendendo na política sindical. Nesse cenário de crescente reconhecimento no país, Riani esteve em lideranças de estado e nacionais – chegando a assumir a presidência e a vice-presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI); também foi, durante muitos anos, dirigente no Comando Geral dos Trabalhadores.

O professor Honoris Causa esteve ligado à carreira política e à militância; foi deputado estadual em Minas Gerais e filiado ao PTB e ao PMDB. Durante a ditadura militar, foi condenado e preso injustamente, sofrendo a perda do seu mandato como deputado – restituído, tempos depois, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Sinfazfisco-MG

Neste momento de dor e saudade, expressamos nossas mais sinceras condolências à família e aos amigos de Clodesmidt Riani. Que sua memória seja honrada e que seu exemplo de dedicação e comprometimento continue a inspirar as gerações futuras.É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Clodesmidt Riani, aos 103 anos de idade. O ex-deputado e líder sindical, faleceu nesta quinta-feira(04), em Juiz de Fora, após enfrentar complicações de saúde durante sua internação nos últimos quinze dias.
(…) Clodesmidt Riani deixará um legado imensurável para o movimento sindical, sendo lembrado por sua incansável luta em prol da justiça social e dos direitos dos trabalhadores.
(…) Neste momento de dor e saudade, o Sinfazfisco-MG expressa as mais sinceras condolências à família e aos amigos de Clodesmidt Riani. Que sua memória seja honrada e que seu exemplo de dedicação e comprometimento continue a inspirar as gerações futuras.

Leia a íntegra da nota

Sair da versão mobile