A menos de duas semanas para a disputa do segundo turno das eleições, marcada para o dia 30 de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial com 50% das intenções de voto, conforme aponta a pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (17). Candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro marcou 43% no levantamento.
Na pesquisa publicada no dia 10 de outubro, Lula apareceu com 51%, com 42% de Bolsonaro.
Ainda de acordo com a pesquisa desta segunda-feira (17), 5% de eleitores que declararam votar em branco ou que pretendem anular o voto e outros 2% disseram não saber em quem irão votar.
Se levarmos em consideração os votos válidos, quando desconsideramos o percentual de eleitores indecisos ou que declararam votar nulo ou em branco, Lula tem 54% e Bolsonaro, 46%.
A pesquisa Ipec ouviu 3.008 pessoas, em 184 municípios, entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
Ipec: confira o percentual de cada candidato
- Lula (PT): 50%
- Bolsonaro (PL): 43%
Pesquisas criticadas
Após o resultado mostrado pelas urnas no primeiro turno das eleições para presidente, governador e senador no último dia 2 de outubro, os institutos de pesquisa eleitoral têm sido criticados pelos resultados mostrados em levantamentos que em diversos casos diferem, acima da margem de erro, dos resultados das urnas.
Ipec e Datafolha se justificaram após o resultado das eleições e alegaram, oficialmente, que decisão de eleitores indecisos na última hora justificam mudança brusca.