O Procon de Juiz de Fora participa do mutirão on-line de renegociação de dívidas organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça.
Para fazer a renegociação de dívidas, basta o consumidor acessar aqui.
Dívidas que estão em atraso – contratadas com bancos ou financeiras – e as que não possuem bens em garantia como financiamentos de veículos ou imóveis, por exemplo.
A iniciativa conta com a participação das instituições Proconsbrasil, Senacon, Febraban, Banco Central e Senado Federal e ocorre exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos.
Para participar do mutirão on-line, o consumidor precisa fazer o cadastro na plataforma, na qual receberá login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas.
Segundo o Procon, após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de dez dias para apresentar proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
O consumidor que não conseguir realizar o cadastro por conta própria poderá procurar o Procon, que prestará o auxílio no programa.
O mutirão segue até o dia 30.