Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Juiz de Fora é selecionada em projeto internacional de desenvolvimento urbano sustentável

-meio-ambinete-naturesa-sustentavel

Foto: Marcos Alfredo

Juiz de Fora foi um dos nove municípios selecionados para participar da segunda etapa do processo de mentoria e capacitação em instrumentos para o desenvolvimento urbano sustentável do Projeto de Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (Andus).

Na sua primeira fase, o projeto analisou municípios em diferentes temas para promoção de experiências-piloto sobre instrumentos urbanos inovadores.
A inscrição de Juiz de Fora foi realizada através da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur), produto de debates sobre transversalidade propostos pela própria Secretaria.

Como parte da seleção, servidores da Prefeitura, de diversas secretarias e setores, passarão por uma série de treinamentos e estruturações para auxiliar nas propostas do projeto. As estratégias serão realizadas por técnicos nacionais e internacionais, que participam da criação de indicadores para monitoramento do desempenho dos municípios, gerando sustentabilidade e perenidade das ações.

A seleção para o Projeto Andus partiu de dois requisitos principais para seleção: iniciativas lideradas por mulheres e a qualidade da proposta apresentada pela cidade candidata.

O projeto está sendo implementado pela Cooperação Alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, GmbH), por encargo do Ministério de Meio Ambiente (BMU) do Governo Alemão, e pelos Ministérios de Desenvolvimento Regional (MDR) e de Meio Ambiente (MMA) do Brasil. O objetivo do projeto é permitir aos municípios uma maior capacitação, além de criar um ambiente de colaboração para a implantação de instrumentos inovadores como forma de apoiar a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

por: Joubertt Telles
foto: Marcos Alfredo

Sair da versão mobile