Duas instituições de ensino particular de Juiz de Fora suspendem atividades após confirmações de casos de Covid-19. A suspensão das aulas presenciais foi tomada pelos colégios Academia e Vianna Júnior, conforme comunicado enviado aos responsáveis e seguem os protocolos definidos pela Prefeitura de Juiz de Fora. A suspensão de atividades presenciais é por 14 dias.
Em ambas as escolas, as aulas seguem no formato remoto.
No Colégio Academia, as aulas foram suspensas desde quarta-feira, 3, e retornam no dia 16 de novembro. No Vianna Júnior, as aulas da faculdade já retornaram e as aulas do Colégio retornam na segunda-feira, 8.
Em nota, o Colégio Academia informou que o monitoramento é realizado diariamente e que a notificação foi reportada à Prefeitura.
A reportagem da Itatiaia acionou a Secretaria de Educação para saber sobre a situação de fechamento de escolas na cidade, de uma maneira geral, por conta da pandemia.
Em nota, a pasta informou que não foi oficialmente notificada sobre o fechamento de turmas ou escolas particulares, estaduais e federais. Ainda segundo a pasta, das instituições municipais monitoradas pela Secretaria de Saúde desde o início das aulas presenciais, apenas uma creche teve os trabalhos presenciais interrompidos com casos suspeitos.
O Executivo disse ainda que depende do retorno das escolas e creches no preenchimento diário do monitoramento para ter uma visão geral dos casos suspeitos e comprovados da Covid-19 em todas as instituições de ensino do município. O link está disponível no site da Prefeitura.
Na próxima segunda, dia 8 de novembro, o Comitê de Acompanhamento Interinstitucional para o retorno às atividades de ensino presenciais no município de Juiz de Fora faz uma nova reunião para avaliar os casos já notificados e encaminhamentos necessários.
Nota oficial do Colégio Academia na íntegra
Seguindo as recomendações do Protocolo Sanitário da Prefeitura de Juiz de Fora, o Colégio Academia suspendeu as atividades presenciais por 14 dias, a contar desta quarta-feira, 3 de novembro até o próximo dia 15 de novembro. A decisão ocorreu após o Colégio Academia ter recebido das famílias e de colaboradores o comunicado de um caso confirmado de Covid-19 e outros quatro casos suspeitos. Os casos foram notificados à Prefeitura de Juiz de Fora e seguem sendo monitorados pelos órgãos e pela instituição. Hoje, 4 de novembro, os dados atualizados totalizam quatro casos confirmados e três casos suspeitos, entre alunos e colaboradores.
Informamos que estamos em permanente contato com as autoridades públicas de saúde e educação, e seguimos atentos ao estado de saúde de cada pessoa em particular. Novas informações acerca desse assunto serão compartilhadas sempre que necessárias no site do Colégio, além do envio por e-mail de comunicado aos pais e responsáveis, e envio de nota à imprensa.
As atividades escolares seguem normalmente no formato remoto e o retorno das atividades presenciais está previsto para o dia 16 de novembro.