JF decreta situação de emergência devido aos reflexos da paralisação de caminhoneiros

Compartilhe

O decreto será publicado numa edição extra do Atos do Governo na tarde desta segunda-feira, 28.

Em Juiz de Fora, será decretada, nesta tarde de segunda-feira, 28, situação de emergência devido aos reflexos da greve dos caminhoneiros com o desabastecimento de bens, produtos e gêneros de primeira necessidade para a população.

Prioridades

O decreto prevê a prioridade para o abastecimento da frota de veículos públicos, ambulâncias, transporte público escolar, viaturas policiais e bombeiros e aquela destinada ao transporte público, coletivo e táxi. Pelo texto, o poder público também fica autorizado a adotar todas as medidas administrativas para o retorno à normalidade, como a contratação emergencial de fornecimento de bens e de prestação de serviços essenciais.

Distribuição

Além disso, o decreto define que, enquanto estiver vigente o estado de emergência, ficará assegurada a distribuição de até 20 litros por veículo ao dia e uma unidade de gás de cozinha por unidade residencial, para garantir que o maior número possível de consumidores tenha acesso aos combustíveis.

Órgãos públicos

O decreto também altera o funcionamento dos órgãos públicos municipais, durante a sua vigência, para o horário das 8h às 14h, com exceção dos serviços de urgência e emergência ou que atuam em escala de plantão, Cesama, Empav, Emcasa e aos servidores do Procon e do departamento de vigilância da Secretaria de Saúde.

Com isso, as unidades básicas de saúde voltarão a funcionar a partir desta terça-feira, 29. O comitê de gerenciamento volta a se reunir nesta terça-feira para avaliar novamente a situação.

De acordo com o prefeito Antonio Almas (PSDB), o decreto vai permanecer até a situação ficar normalizada na cidade. Estão mantidos os serviços de urgência e emergência na saúde.

Os ônibus urbanos vão operar em horário de domingo nesta terça-feira.

A coleta de lixo também foi mantida normalmente para terça-feira, 29. Já as aulas da rede municipal estão suspensas. Esses serviços, tirando os da saúde, serão analisados todos os dias.

Confira a matéria com Joubertt Telles.

 

Foto: Joubertt Telles


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe