Ícone do site Rádio FM Itatiaia

JF confirma 3 casos confirmados de sarampo

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde. sobe para 3 o número de casos confirmados de sarampo em Juiz de Fora, e 6 estão em investigação.

Os casos confirmados são em um adolescente, de 16 anos, morador do Bairro Novo Horizonte; um bebê de sexo feminino, um ano, moradora do Bairro Aeroporto; e um homem, de 43 anos, morador do Bairro Novo Horizonte, que é tio do adolescente de 16.

Conforme a pasta, os dois primeiros estiveram em contato em outra cidade, com parentes que residem em São Paulo, região onde há surto da doença. Já o terceiro teve contato com familiares que viajaram para São Paulo.

A pasta informou que os casos são considerados importados.

Sobre os casos em investigação, quatro são em crianças. Tratam-se de um bebê, sexo masculino, 1 ano e 9 meses, residente do Bairro Nossa Senhora Aparecida; uma criança, sexo feminino, 1 ano e 1 mês, residente do Bairro Ipiranga; um bebê, sexo feminino, 2 anos e 10 meses, que mora no Bairro Democrata; e mais uma criança, sexo feminino, de 1 ano e nove meses, moradora do Bairro Morro da Glória, com somente uma dose da vacina tríplice viral registrada em sua caderneta de vacinação.

Além desses, têm os casos de uma mulher, 20 anos, moradora do Bairro Marumbi, com uma dose da vacina registrada. A equipe do setor do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental realizou a investigação do caso, onde foi constatado que a mulher esteve em São Paulo, região onde há surto da doença; e uma mulher, 41 anos, moradora do Bairro Novo Horizonte. Ela é mãe do adolescente de 16 anos, cujo caso foi confirmado. A equipe da SS realizou a investigação do caso, onde foi constatado que a mulher esteve em contato em outra cidade, com parentes que residem em São Paulo. 

Em todos os casos em investigação, de acordo com a Secretaria de Saúde, foram colhidas amostras biológicas dos pacientes, que foi enviada para análise laboratorial em Belo Horizonte.

O órgão faz um alerta sobre a vacinação. A vacina contra o sarampo, conhecida como tríplice viral, faz parte do “Calendário Nacional de Vacinação” e está disponível durante o ano todo nas salas de vacinação do município. São necessárias duas doses da vacina para a pessoa estar imunizada por toda a vida. É imprescindível que crianças, adolescentes e adultos estejam com a caderneta vacinal ao procurar uma unidade de saúde. Quem não tiver em mãos o cartão vacinal, e não souber se já foi imunizado, deve procurar a UBS de referência para análise do caso e vacinação.

Em Juiz de Fora, as doses estão disponíveis nas 63 UBSs, no Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente e no PAM Marechal.

Sair da versão mobile