Começa nesta terça-feira (12) o Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. A abertura da 23ª edição do evento acontece a partir das 20h, em solenidade no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno.
O festival é voltado para os filmes que compõem o primeiro trabalho dos realizadores. E nesta edição, o evento traz novidades: a Seção Fronteiras, que será realizado no sábado (16) às 14h, com exibição de três longas e três curtas-metragens.
A coordenadora de comunicação, Marília Lima, fala sobre a importância do do festival para o Brasil e América do Sul. “O festival pode ser a janela de oportunidade para os realizadores. Aqui em Juiz de Fora e para a região, ele é importante porque é um dos poucos festivais que são realizados na região. É para os universitários de cinema ou quem está começando na área.”
Ouça a íntegra da participação da coordenadora de comunicação, Marília Lima, no Itatiaia Entrevista.
Programação
O curta Trago, de João Pedro Fagundes, Laís Machado e Luiza Ratto, abre o festival nesta terça-feira. A produção foi realizada com recursos do próprio Primeiro Plano, através do Prêmio de Incentivo conquistado pelos diretores em 2023. Além dele, será exibido o longa-metragem A Hora da Estrela, um filme de Suzana Amaral produzido em 1985.
Já a Sessão Lanterninha ocorre na quarta-feira (13), e na quinta-feira (14), às 14h. À noite, às 21h, acontecem as estreias dos longas, entre quarta e sábado (16).
Também entre quarta (13) e sábado (16), às 16h, serão exibidos os filmes da Mostra Competitiva Regional, seguidos dos curtas da Mostra Competitiva Mercocidades, às 18h30.
No domingo (17), último dia do Primeiro Plano 2024, a programação inclui mostras do Audiovisual de Juiz de Fora, com sessões às 16h e 18h. Já a Cerimônia de Encerramento, com a premiação de filmes, acontece às 20h30.
Todas as exibições de filmes serão no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, sempre com entrada gratuita e acesso conforme disponibilidade de ingressos, que podem ser adquiridos na portaria do teatro.