Um dos mais destacados nomes da literatura brasileira atual, Itamar Vieira Júnior, autor do romance “Torto Arado”, estará em Juiz de Fora nesta sexta-feira (3).
A palestra gratuita será às 19h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, na Rua Gilberto Alencar, atrás da Igreja São Sebastião, no Centro. Haverá distribuição de senhas no teatro a partir das 17h30.
O encontro com o escritor baiano é parte do programa Grandes Escritores, incentivado pela Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que terá atividades até dezembro em cidades da Zona da Mata.
A conversa também faz parte da programação do Novembro Negro, promovido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
Itamar Vieira Júnior
Nascido em Salvador em 6 de agosto de 1979, Itamar tem raízes familiares no interior da Bahia e viveu a adolescência em Pernambuco e, na sequência, em São Luís, no Maranhão.
Estreou no universo literário começou em 2012, com o livro de contos “Dias”, que venceu o XI Prêmio Projeto de Arte e Cultura (Bahia). Em seguida, veio em 2017 o segundo livro de contos “A Oração do Carrasco”. A obra foi finalista do Prêmio Jabuti, segundo lugar no Prêmio Bunkyo de Literatura 2018 e vencedor do Prêmio Humberto de Campos da União Brasileira de Escritores.
Em 2020, Itamar ganhou o Prêmio Jabuti com o livro “Torto Arado”, que continua na lista dos mais vendidos do país. A publicação também recebeu, em Portugal, os prêmios LeYa 2018 e Oceanos 2020.
Itamar publicou ainda “Doramar ou a Odisseia” (2021/contos) e “Salvar o Fogo” (2023/romance).
Novembro Negro
As atividades do Novembro Negro buscam promover reflexões e demarcar o posicionamento da gestão municipal e da Funalfa contra todas as formas de racismo, além de reconhecer e valorizar pessoas, instituições e tradições ligadas à cultura de matriz africana.