O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) alerta sobre atuação de falsos fiscais na região de Juiz de Fora.
Segundo o órgão, denúncias recebidas na ouvidoria apontam para ação de farsantes que se apresentam, em nome do Inmetro, com intuito de extorquir dinheiro dos moradores.
O Ipem explicou que os falsos fiscais utilizam coletes e crachás falsificados, e pedem para fiscalizar as instalações de gás de cozinha. Em seguida, orientam a troca imediata de reguladores e mangueiras, produtos que são vendidos pelos mesmos, a partir da cobrança de altos valores pela troca e instalação. O instituto ressaltou que os consumidores chegam a receber ameaças caso a troca não seja realizada, com possível aplicação de multas.
Por este motivo, o Ipem-MG informou que não fiscaliza produtos em residências, assim como não os comercializa. A atuação de fiscalização se restringe à indústria e ao comércio.
O instituto orienta moradores da região que, caso recebam a visita desses falsos fiscais, denunciem à Polícia Militar e registrem o fato na Ouvidoria do Ipem-MG, pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou telefone 08000 335 335.
foto: divulgação/IpemMG