Infecção por variante indiana da Covid-19 é confirmada em Juiz de Fora

Compartilhe

O paciente com covid-19 internado em Juiz de Fora está infectado com a cepa indiana da Covid-19. Ele está internado na Santa Casa de Misericórdia.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que foi notificada, na noite desta quinta-feira, 27, pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS) de que o resultado do sequenciamento genético do paciente testou positivo para a variante indiana.

Conforme a pasta, o paciente é monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde a chegada ao município.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o homem desembarcou em Guarulhos, em voo proveniente da Índia, no final da noite do último dia 18 de maio, e deslocou-se imediatamente a Juiz de Fora, por meio de veículo fretado pela empresa para a qual trabalha.

De acordo com a agência, ele estava nas exceções legais previstas pela Portaria 653/2021 para ingresso no Brasil e, tendo passado pelo controle sanitário da Anvisa no Aeroporto de Guarulhos, apresentou teste RT-PCR negativo realizado no intervalo das 72h previstas pela portaria, além de Declaração de Saúde. Como ele não reportou nenhum sintoma, foi orientado a permanecer em quarentena em casa.

No dia 20, conforme a Anvisa, o homem realizou novo exame de RT-PCR em Juiz de Fora, para cumprir protocolo interno da empresa empregadora, tendo positivado para Covid-19 neste novo exame. Além disso, ele havia iniciado sintomas na mesma data, sendo hospitalizado no dia 21.

Ao ser informada do caso, a Anvisa comunicou o fato ao CIEVS, Centro de Investigação em Vigilância Sanitária nacional, que se comunicou à Superintendência Regional de Juiz de Fora. A partir disso, ele passou a ser monitorado pela Vigilância Municipal de Saúde.

O paciente teve contato com a esposa, que cumpre quarentena em casa. O estado de saúde do homem não foi revelado, mas, segundo a Anvisa, há expectativa de alta médica nos próximos dias. Na terça, a reportagem da Itatiaia na Zona da Mata apurou que o paciente, de 33 anos. tinha quadro estável.