Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Índice de 5,1 no 1º LirAa de 2024 indica alto risco de infestação pelo Aedes aegypti em Juiz de Fora

Foto: Prefeitura de Juiz de Fora

O primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LirAa) de 2024, realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora em janeiro, apontou que o município registrou índice de infestação de 5,1, considerado alto risco conforme o Ministério da Saúde. Mesmo sendo de alto risco, o índice de infestação de 2024 é menor em comparação com o mesmo período de 2023, quando foi de 7.

Segundo o Painel de Monitoramento de Casos da Secretaria de Estado de Saúde. a cidade tem 429 casos prováveis de dengue e 364 confirmações.

Conforme o subsecretário de Vigilância em Saúde, Jonathan Ferreira Tomaz, a maioria dos focos foram encontrados em residências.

https://radioitatiaiajf.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Jonathan-Ferreira-Tomaz-LirAa-2024-Juiz-de-Fora.mp3

A partir dos resultados, a PJF informou que seguirá reforçando a vistoria dos imóveis, desenvolvendo ações de educação em saúde e sensibilização da população, para eliminação e cuidado com os possíveis criadouros do mosquito.

Como denunciar possíveis criadouros do Aedes aegypti

A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos, através do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. Denúncias também podem ser feitas em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.

Sair da versão mobile