A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou que a cidade vai ser a primeira cidade do interior e a sétima do país a ter um hospital com atendimento ambulatorial e cirúrgico para o público LGBTQIA+.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 28, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
O processo será executado no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
De acordo com a PJF, através da Portaria nº 457/2008, foi criada a Unidade de Atenção Especializada no Processo Transexualizador, com intuito de oferecer assistência diagnóstica e terapêutica especializada aos indivíduos com indicação para a realização do processo, além de considerar o acompanhamento terapêutico com suas dimensões psíquica, social e médico biológica. A proposta foi encaminhada ao Ministério da Saúde em 2020, para as avaliações das documentações e o processo de habilitação terminou em 2021.
Para começar o atendimento, a prefeitura explicou que o HU ainda precisa aguardar a publicação da portaria para dar prosseguimento ao processo e início da prestação de serviço.
Com a referida habilitação, o HU será estruturado, ampliado e aprimorado a rede de atenção à saúde e a linha de cuidado aos transexuais e travestis, considerando que a instituição possui condições técnicas, instalações físicas e recursos humanos adequados.
Segundo a PJF, no que se refere à demanda, há uma fila de espera pré-pandemia de 70 pessoas, mas esse número pode aumentar, uma vez que o HU terá uma área de abrangência que atenderá a macrorregião sudeste.