Em Minas: Hospitais oferecem 279 vagas para médicos e outros cargos

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) abre inscrições para dois processos seletivos da Fhemig – residência médica e em área profissional da Saúde. São oferecidas 222 vagas em 22 especialidades, distribuídas em 14 hospitais da rede; e 57 vagas para outras áreas da saúde. O período de inscrição segue desta sexta-feira, 16 até o dia 4 de novembro. 

A novidade deste ano é que o cronograma dos dois processos ocorre simultaneamente, com etapas nas mesmas datas – incluindo a prova objetiva, no dia 5/12. 

O período de inscrições também será destinado ao envio de documentos, incluindo currículo, solicitação de vaga como pessoa com deficiência e solicitação de condições especiais para a realização da prova. O candidato que necessitar de isenção da taxa de inscrição terá entre os dias 16 e 19/10 para fazer a solicitação. 

ofertas chevrolet carro novo

Os dois processos seletivos serão executados pela Fundação de Desenvolvimento da pesquisa (Fundep). Os editais estão disponíveis no site da Fhemig. Outras informações devem ser solicitadas pelo e-mail concurso@fundep.com.br ou pelo telefone (31) 3409-4153 (disponível das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, exceto sábados, domingos e feriados). 

Vagas e especialidades

O programa de residência médica oferecerá 222 vagas em 22 especialidades (Anestesiologia, Cirurgia básica, Cirurgia de mão, Cirurgia geral, Cirurgia oncológica, Cirurgia plástica, Cirurgia torácica, Cirurgia vascular, Clínica médica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Mastologia, Medicina de emergência, Medicina intensiva – entrada direta, Neurocirurgia, Neurologia, Oncologia clínica, Ortopedia e traumatologia, Pediatria, Pneumologia e Psiquiatria) e 18 áreas de atuação (Cirurgia do trauma, Emergência pediátrica, Endocrinologia pediátrica, Endoscopia em ginecologia e obstetrícia, Endoscopia respiratória, Gastroenterologia pediátrica, Infectologia pediátrica, Medicina intensiva – pré-requisito, medicina intensiva pediátrica, medicina paliativa pediátrica, neonatologia, neurologia pediátrica, pneumologia pediátrica, psicoterapia, psiquiatria da infância e da adolescência, psiquiatria forense, toxicologia e ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia). 

As vagas de residência médica estão distribuídas entre 14 unidades da Fhemig: hospitais João XXIII, Júlia Kubitscheck, Maria Amélia Lins, Infantil João Paulo II, Alberto Cavalcanti, Maternidade Odete Valadares, Eduardo de Menezes, Instituto Raul Soares e Cepai – em Belo Horizonte; Hospital Cristiano Machado – em Sabará; Hospital Regional Antônio Dias – em Patos de Minas; Hospital Regional João Penido – em Juiz de Fora; e Hospital Regional de Barbacena e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena.

Áreas de atuação

Já o programa de residência em área profissional da Saúde oferece 57 vagas em quatro áreas de concentração. A primeira inclui atenção em urgência e emergência para profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. A segunda, atenção em saúde mental para profissionais de Enfermagem, Serviço social, Psicologia e Terapia ocupacional. O terceiro, Enfermagem obstétrica para profissionais de Enfermagem e, a quarta, Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, para profissionais de Odontologia.

As vagas estão distribuídas entre Hospital João XXIII, Hospital Infantil João Paulo II, Instituto Raul Soares, Maternidade Odete Valadares e Hospital Júlia Kubitscheck– em Belo Horizonte, e Hospital Regional Antônio Dias – em Patos de Minas. 

Confira os links dos editais: 

Link residência médica: http://www.fhemig.mg.gov.br/ensino-e-pesquisa/processo-seletivo-residencia-medica

Link área profissional da saúde: http://www.fhemig.mg.gov.br/ensino-e-pesquisa/processo-seletivo-da-residencia-em-area-profissional-da-saude

radio ao vivo mais ouvida em jf
-