Horário de verão coincide com a data da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A partir de zero hora deste domingo , dia 4, entra em vigor o Horário de Verão em 10 estados e no Distrito Federal. O horário, adiantado em uma hora em relação ao horário normal, ficará em vigor até o dia 15 de fevereiro de 2019.
Estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos. Por padrão os aparelhos celulares realizam a atualização automaticamente, mas o adiamento da data fez com que muitos aparelhos apresentassem a hora errada. O Google recomenda fazer o ajuste manual da data e hora na configuração do celular.
Veja o que você precisa fazer:
1. Entre no menu Configurações e procure o item chamado “Sistema”, depois escolha “Data e Hora” ou algo similar. (Em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”)
2. Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.
3. Depois desses passos adicione 1 hora em seu horário local e tudo estará pronto para ativar seus despertadores.
Na manhã seguinte, lembre-se de desfazer essas configurações ativando as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático” e reinicie seu aparelho. O horário deve então estar de acordo com o sinal enviado pelas operadoras.
Impacto nas provas
E o primeiro dia do horário de verão vai coincidir com a prova do Enem. O que significa que estudantes devem ter atenção redobrada para não saírem prejudicados nas provas.
Nossa reportagem conversou com o coordenador de Ensino Médio do Colégio Vianna Júnior Álisson Damiance, que dá as dicas. Confira.
Mais de 5,5 milhões de estudantes farão as provas de linguagem, ciências humanas e redação, em mais de 1,7 mil cidades, neste domingo, dia 04. O exame segue no dia 11, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática.
A nota do exame poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).